Estratégia de Benchmarking auxilia gestão das Políticas Públicas no Estado

03/05/2022

Com o objetivo de buscar referência para implementar melhores práticas de gestão em Rondônia e avançar na qualidade dos serviços prestados pelo Estado, gestores e técnicos de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) concluíram agenda de visitas técnicas a instituições que são reconhecidas como modelo na implementação de iniciativas inovadores de gestão.

Entre as instituições visitadas na última semana, esteve a Secretaria de Estado da Administração (SEA) de Santa Catarina. Na oportunidade, a equipe do Estado, formada pela coordenadora de Desenvolvimento e Políticas Públicas (CDPP), Valéria Moreno; a especialista em Políticas Públicas, Jhennifer Nalim; e a analista de sistemas, Ariane Dias, conheceram, in loco, como funciona o modelo de gestão por Indicadores de Desempenho utilizado pela instituição. O modelo norteia os resultados do Executivo no âmbito da melhoria da gestão, do investimento em Infraestrutura e Mobilidade, e da geração de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Social.

A coordenadora, Valéria Moreno, explicou que a metodologia utilizada pela Coordenação de Gestão de Resultados da SEA foi a MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtiva). O modelo consiste em uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão em um contexto multicritério e que se propõe a buscar por uma solução que melhor se enquadre nas necessidades do decisor e no contexto decisional como um todo.  

Ela ressaltou ainda que a responsabilidade de elaborar o Planejamento Estratégico do Estado passa pela Sepog e que, dessa forma, a busca de instrumentos e modelos de referência representa o interesse do Estado em desenvolver um plano realmente exequível e que atenda ás necessidades do cidadão. “O Planejamento vai além do plano em si. Existe uma série de etapas que influenciam de forma significativa o resultado dos projetos na sociedade. É preciso utilizar ferramentas e instrumentos de monitoramento e avaliação, por exemplo, entre outras ações”, ressaltou Valéria.

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) também foi uma das instituições selecionadas pela equipe de Políticas Públicas da Sepog como referência e recebeu o gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas (GDPP), Nickson Neres, e os especialistas de políticas públicas, Luciano Matos e Ronaldo Ribeiro, na última semana. O órgão é referência na geração de estudos, pesquisas e avaliação de políticas públicas, ações que também fazem parte das atribuições da Sepog em Rondônia. “Com a bagagem de conhecimento adquirida, vamos alinhar o desenvolvimento de melhorias e adaptá-las à realidade do Estado para que a gestão dos projetos de Políticas Públicas tenham resultados cada vez mais efetivo”, destacou o gerente.

Texto: Jane Carla

Fotos: arquivo SEA e IPECE