13/09/2017

Rondônia é um dos seis estados finalistas ao Prêmio Excelência em Competitividade – Destaque Boas Práticas promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), instituição fundada em 2008 em São Paulo que tem a missão de desenvolver líderes públicos empenhados em promover mudanças transformadoras mediante eficácia da gestão e melhoria da qualidade das políticas públicas.
As iniciativas do governo estadual selecionadas ao prêmio foram o Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES), um plano com 28 programas e 157 projetos para execução em médio e longo prazo, e a Infovia, infraestrutura de comunicação em fibra ótica que está possibilitando qualidade na gestão e melhoria da prestação de serviços públicos.
Os organizadores do prêmio receberam mais de 100 inscrições. Os projetos de Rondônia receberam mais de 10 avaliações para chegar a esta fase. A notícia foi dada ao governador Confúcio Moura pela equipe do Prêmio Excelência em Competitividade, que fará a premiação aos três vencedores no dia 20 de setembro, na B3, antiga sede da Bovespa, em São Paulo.
Na mesma ocasião, o Centro de Liderança Publica irá divulgar o 6º Ranking de Competitividade dos Estados, com notas que variam de 0 a 100, onde 0 representa a pior nota e 100 e melhor nota. São 10 os pilares que compõem o ranking: infraestrutura, capital humano, educação, solidez fiscal, segurança pública, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental, inovação, eficiência da máquina e potencial de mercado.
As melhores notas obtidas por Rondônia foram na segurança publica (73,0), que considera mortes no transito, atuação do sistema de justiça criminal e déficit carcerário; educação, com 55,0, considerando índice de oportunidade da educação, taxa de abandono do ensino fundamental, Pisa, Ideb, avaliação do ensino médio e Enem, e capital humano, com nota 48,0, englobando custo de mão de obra, qualidade dos trabalhadores, produtividade do trabalho e População Economicamente Ativa (PEA) com ensino superior
O evento contará com a presença de governadores, secretários de Estado e Conselho Consultivo do CLP.
Fonte:
Texto: Mara Paraguassu
Foto: Arquivo/Sepog
Secom - Governo de Rondônia