Servidores do planejamento estadual capacitados para implantar Agenda Ambiental reconhecida pela ONU

30/10/2017

Com certificação da Unesco, servidores da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) estão aptos a implantar no âmbito do órgão a  Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente que tem como principal objetivo estimular os órgãos públicos do país a implementarem prática de sustentabilidade . O curso de capacitação dos servidores foi oferecido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 14ª Região e ministrado pela Consultora Ambiental da ONU - Organização das Nações Unidas no Brasil, Patrícia Fazano.

A partir da habilitação dos servidores, a Sepog deve agora formalizar a parceria entre o órgão e o ministério e criar a comissão que coordenará os trabalhos dentro da pasta.  As atividades envolverão os seis eixos trabalhados pela agenda sendo eles: o uso racional dos recursos naturais públicos; gestão de resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; e construções, reformas e ampliações sustentáveis.

“A administração pública é uma grande consumidora de recursos naturais de bens e serviços. Dessa forma, é de suma importância buscar alternativas que possam amenizar os impactos socioambientais negativos. O governador Confúcio Moura tem determinado a adoção de medidas que tenham foco na sustentabilidade e no consumo consciente com racionalização do dinheiro público”, explicou o secretário da Sepog, George Braga, ao destacar a importância da participação dos servidores no evento.

Para a servidora Iris Christina Gurgel, a adesão da Sepog ao programa é importante porque vai inserir princípios e práticas de sustentabilidade no órgão, criando uma base para a cultura da sustentabilidade.

O programa

Entre os objetivos da A3P está estimular a ética e promover a autoestima dos servidores públicos, proporcionando a mudança de atitude com a ideia e incorporarem critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras.

Em 2002, a A3P foi reconhecida pela UNESCO, ganhando o prêmio “O melhor dos exemplos na categoria Meio Ambiente, sendo também incluída no Plano Plurianual como ação integrante do Programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.

 

Texto e Foto: Jane Carla