Sebrae inaugura posto de atendimento em Guajará Mirim

13/05/2013

Iniciativa visa promover a criação de novos negócios e estimular a formalização de Empreendedores Individuais.

A cidade de Guajará-Mirim recebeu, na quinta-feira (8), um posto de atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que funcionará na sede da Associação Comercial.
O local deverá promover a criação de novos negócios e estimular a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte, além de fomentar o empreendedorismo da região.

 

Microempreendedorismo
O microempreendedorismo é uma categoria que não para de crescer em Rondônia. De acordo com dados do Sebrae, no primeiro ano da criação, em 2009, eram aproximadamente de quatro mil, atualmente, são mais de 24 mil Microempreendedores Individuais (MEI) no estado.
Segundo o superintendente do Sebrae/RO, Pedro Teixeira, muitos dos microempreendedores já atuavam no mercado informalmente. "A pessoa pode ir ao Sebrae, onde receberá uma palestra com informativo do que é um microempreendedor e as orientações necessárias para seguir com uma empresa."

Depois de se formalizar, o empreendedor tem acompanhamento de agentes de orientação empresarial, onde os servidores vão até a empresa, fazem um diagnóstico propondo soluções para que haja melhorias no negócio do microempreendedor.
O secretário adjunto de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Pedro Pimentel, representou o governador Confúcio Moura, e falou sobre a importância da implantação do ponto de atendimento do Sebrae  em Guajará-Mirim. “Com essa iniciativa, todos ganham. Ganham os micros e pequenos empresários, a população e aqueles que estão na informalidade, que passam a contar com orientações e treinamentos para saírem da informalidade e criar seus próprios negócios, gerando, ainda, empregos”.
O Secretário falou também de várias ações que o Governo da Cooperação está fazendo, beneficiando todos os municípios, inclusive a cidade de Guajará-Mirim, com o apoio ao turismo, a socio-biodiversidades na região de Mamoré e os 10 quilômetros de asfalto na cidade de Guajara-Mirim.

 

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social