Projetos coordenados pela Sepog apresentados ao governador

11/05/2018

A plataforma da ferramenta “Observatório do Desenvolvimento Estadual”, os trabalhos desenvolvidos nos municípios por meio das secretarias regionais e o andamento das obras do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômico do Estado de Rondônia (Pidise) foram apresentados ao governador, Daniel Pereira, pelas equipes que coordenam os trabalhos no âmbito da Secretaria de Estado do planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). O encontro foi conduzido pelo então secretário da pasta, George Braga, e adjunto, Pedro Pimentel.

Na reunião, o gerente do Observatório, Jorge Ugalde, acompanhado do representante da TOQ-Soluções, Fausto Fonseca, informou ao governador que a ferramenta está pronta para ser disponibilizada para o acesso por qualquer cidadão. “Por meio desta plataforma usuários poderão ter acesso a mais de um milhão de informações georreferenciadas dividas em diversas áreas como saúde, educação, segurança, agronegócio, entre outros”, explicou o gerente.

O gerente de Informática da Sepog, James de Melo, explicou que as informações inseridas na plataforma foram trabalhadas a partir dos dados fornecidos pelos os órgãos de origem. Ele também disse que será feito um trabalho constante de atualização das informações.

Em seguida, o coordenador das Secretarias Executivas Regionais, Natan Oliveira, fez um panorama do processo de formação das instituições e o papel desempenhado atualmente no interior de Rondônia. Ele lembrou que as secretarias deixaram de executar serviços gerais e adotaram o modelo de desenvolvimento para o progresso das regiões tendo como base as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES).

Texto e Fotos: Jane Carla