Rondônia contribui nas pautas de desenvolvimento do Consórcio Brasil Central

01/06/2018

O impacto no orçamento dos estados com a possível redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis, a busca de caminhos para compensar as perdas de impostos pelos estados como conseqüência da Lei Kandir e o apoio à Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) pautaram a agenda de trabalho dos governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (CBC), no 20º Fórum, realizado em Cuiabá (MT).

O evento reuniu governadores dos estados que compõem o bloco sendo eles Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Goiás, além do Distrito Federal. O governador de Rondônia, Daniel Pereira, foi representado pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, devido a data do Fórum coincidir com a 7ª edição da Rondônia Rural Show.

“A presença de Rondônia do evento reforçou o compromisso com as pautas que norteiam o consórcio na busca de desenvolver as potencialidades e competitividade dos estados membros, contribuindo desta forma para o progresso do país”, disse o secretário.

“Nesta edição, por exemplo, além das pautas emergenciais que compuseram a ‘Carta de Cuiabá’, assinada ao final do evento por todos os governadores, também foram feitos encaminhamentos para o alcance das metas do projeto ‘Aliança Municipal pela Competitividade’. Entre as metas estão aumentar as vagas no pré-escolar de 85 para 98% para atendimento do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb); Reduzir a mortalidade infantil e o índice de homicídios”, explicou Pedro Pimentel.

 

Texto:Jane Carla

Fotos: Gcom-MT / Meneguini