Aconteceu em Candeias a 5ª Conferência das Cidades

29/05/2013

Na semana passada, aconteceu na cidade de Candeias do Jamari a abertura da 5ª Conferência Municipal das Cidades realizada pela secretaria municipal de planejamento. Com o tema “Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, a solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal com a presença de autoridades e populares.

O propósito do encontro foi de fomentar a discussão sobre assuntos relacionados à Política Pública e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Além disso, o encontro oportunizou, os participantes, debater critérios e parâmetros acerca do projeto de lei que trata da participação popular e controle social essencial democrático de direito e do papel de cada ente federativo , do financiamento das políticas e programas, na integração das políticas urbanas, nos aspectos legais que envolvem o Sistema além de sua aprovação e no planejamento e gestão das cidades na perspectiva do desenvolvimento urbano.

No encontro, foram discutidas sobre a criação, implementação e funcionamento dos conselhos das cidades, integrando outros conselhos setoriais; Integração das políticas urbanas e dos diferentes planos setoriais no território; Criação, implantação e funcionamento dos planos setoriais de habitação; dentre outros pontos relevantes a cerca do desenvolvimento do município.

Sobre a importância do planejamento para reordenar a cidade, o prefeito alertou para o trabalho realizado em conjunto. “A gente tem o compromisso no nosso programa de governo que é o de fazer um planejamento ordenado para Candeias. Ou esse planejamento vai ser construído pela cidade para cidade, pelo povo para o povo, ou ele vai dar errado. Então, eu só confio e acredito que teremos um planejamento que vai apontar para um futuro melhor, para o grande desafio que é viver nas cidades, se todos estiverem juntos discutindo e planejando o futuro”, disse Dinho.

“Há muitos anos, as cidades brasileiras vêm sendo produzidas sem um ordenamento que pudesse assegurar qualidade de vida para os cidadãos e sustentabilidade para o crescimento futuro com bem estar e felicidade para todos. É chegada a hora dos cidadãos promoverem essa mudança, através da coordenação das ações governamentais de forma a assumir a política urbana como uma política estratégica para o país.”, concluiu Valmo Alves.

Após a palestra, os participantes foram distribuídos em grupos. Os grupos fizeram debates sobre as prioridades municipais e estaduais para elaboração de propostas que serão encaminhadas para a Etapa Estadual que acontece em agosto. Além dessas propostas obrigatórias, a Cidade de Candeias também elege outras consideram necessárias para serem discutidas e implantadas na esfera municipal.

A mesa foi composta pelo Prefeito Municipal, Dinho Sousa, Representante do CONAM, Antônio Torres, Secretario Municipal de Planejamento, Valmor Alves Souza, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Daniel Oliveira, representante da Gerência de Políticas Públicas, Celino Campos, técnico de apoio, Tercio Monteiro, representante da Comissão Preparatória Estadual, Maria Lúcia e vereadores Neilton e Brito.

Alinne Assis

Fonte: comunicação pmcj