Servidores Estaduais iniciam treinamento no Sistema de Convênio do Governo Federal em Porto Velho

27/02/2019

Com objetivo de qualificar os servidores estaduais nos procedimentos para captação de recursos, disponíveis em outras fontes além das acessíveis por meio do Poder Executivo do Estado, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) iniciou ciclo de treinamento sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), nesta semana. Trata-se de ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal que possibilita a transferência de recursos federais às instituições interessadas por meio de convênios e contratos de repasse.

Como coordenadores da Rede Siconv em Rondônia, a equipe de Captação de Recursos instalada na Sepog é responsável pelo repasse das orientações aos servidores com base na diretriz do governador coronel Marcos Rocha de estimular a busca de recursos federais para investimentos em projetos no Estado. Durante a abertura do treinamento, o assessor executivo da Sepog, Cleverson Brancalhão, destacou que mais de 100 servidores se inscreveram para participar da capacitação, por isso a necessidade de dividir o treinamento em quatro turmas. “O curso será dividido em dois módulos. Além dos servidores adquirirem conhecimento sobre como trazer os recursos para o Estado, também serão certificados como multiplicadores, podendo repassar o conhecimento aos demais servidores”, explicou.

Ministrada pelo técnico da Sepog, Eduardo Santiago, a primeira turma conta com o envolvimento de um pouco mais de 30 servidores. O coordenador de Captação de Recursos da Sepog, Ibaldeci Ferreira, explicou que desde 2016 Rondônia faz parte da Rede Siconv e tem acompanhado a evolução da ferramenta. “Além de todo o processo de captação dos recursos, a ferramenta ampliou sua funcionalidade, permitindo maior  transparência  aos gestores e cidadãos no acompanhamento da execução dos recursos. É de suma importância o envolvimento de todos neste processo. A ideia é estender a formação aos técnicos das prefeituras, demais Poderes, além de representantes do terceiro setor”, destacou.

Rede Siconv

A Rede Siconv, adotado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Planejamento e Escola Nacional de Administração Pública, tem como objetivo melhorar os processos de gestão das  secretarias de Estado, prefeituras municipais e entidades do terceiro Setor (OSC) para aperfeiçoar a gestão dos recursos adquiridos através de transferências da União.

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo e Jeferson Mota