Servidores aprovam sensibilização sobre Planejamento Estratégico da Sepog

28/02/2019

Encerrou nesta quarta-feira (27), a primeira etapa do realinhamento do Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).  Mais de 100 servidores lotados no órgão participaram do processo de sensibilização que estimulou o debate sobre os pontos fracos da secretaria e evoluiu para busca de alternativas inovadoras nos procedimentos internos e externos do órgão. O foco é desenvolver melhores estratégias de planejamento para que as ações finalísticas do Estado sejam oferecidas com maior qualidade à população.

“Para executar uma tarefa com eficiência ela precisa estar planejada, devidamente orçada e prevista em lei. E cada uma destas ações precisa ser realizada com qualidade. A participação de todos representou parte fundamental para pensar na melhoria desses processos, em uma forma de planejar mais organizada para que tenhamos direcionamentos claros e definidos”, explicou o secretário adjunto da Sepog, Artur Leandro.

Para o gerente de Políticas Públicas, Raoni Lopes, as oficinas preliminares representaram a oportunidades dos servidores expressarem suas perspectivas de futuro com base na realidade vivida hoje na secretaria. “Após esta sensibilização, serão realizadas as etapas que irão definir a nova missão, visão e valores da Sepog sempre pensando na melhoria das ações em prol de oferecer aos cidadãos serviços públicos de qualidade”, explicou o gerente.

As oficinas, realizadas durante dois dias, foram conduzidas pela chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Maila Andrade, que disse ter ficado surpresa com a forma com que os servidores se envolveram e se entregaram ao processo. “Fiquei surpresa porque foram misturadas equipes que já trabalham na secretaria com equipes que estão chegando e a interação fluiu, resultando em diversas soluções para as problemáticas levantadas pelos servidores”, destacou a instrutora.

As dinâmicas que estimularam a exploração de ideias e o envolvimento de todos foram destacadas pelos servidores como umas das partes mais interessantes do evento. “O desafio de ter que explicar as atividades que desenvolvemos no órgão como se estivéssemos falando com uma criança foi uma das partes mais interessantes por incentivar nossa interação e permitir o entendimento sobre o que realmente cada um faz”, disse a especialista de políticas públicas Valéria Moreno.

Segundo a assessora técnica da Coordenaria Administrativa e Financeira (CAF), Silvia Assis, com as dinâmicas foi possível identificar as dificuldades mais comuns entre os setores, conhecer melhor alguns colegas de trabalho, ampliar a visão sobre questões de empatia, como se colocar no lugar do outro, entre outros assuntos.

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo