Machadinho realizou 5ª Conferência Municipal das Cidades

02/06/2013

No dia 24 de maio, a prefeitura de Machadinho realizou a 5ª Conferência Municipal das Cidades. O evento aconteceu no Centro Cultural Marinha de Andrade Rocha. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já!”, a conferência tratou serviu para aprovar o regulamento da conferência das cidades no município, elegeu delegados para a etapa estadual e ainda apresentou preposições para serem apresentadas nas conferências estadual e nacional.

A coordenação do evento coube à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação e contou com a presença de várias autoridades entre elas o prefeito Mário Alves da Costa que fez a abertura oficial e participou durante todo o dia. O prefeito salientou a importância da Conferência para a discussão de propostas que busquem o planejamento do município a fim de oferecer melhor qualidade de vida à população.

As palestra foram realizadas pelo arquiteto Lorenzo Villar (Deosp), que tratou do tema Participação e controle social/Desenvolvimento urbano; Doutora Quivia Carvalho (Sedes), tema Regularização Fundiária Urbana; Selma Cristina (Cisan/Central), tema Programa Municipal de resíduos sólidos e do economista Nata Oliveira (Sepan-RO) que abordo o tema Importância das Conferênicas das Cidades.

Dentro dos eixos temáticos foram realizadas propostas, que serão anexadas ao relatório final visando a divulgação e promoção de ações de regularização fundiária; Promoção da função social;  melhor utilização urbanística dos espaços livres habitacionais e comerciais da cidade em consonância com o Código de Obras e Código de Postura do Município.

Para finalizar foram escolhidos os delegados que irão representar o município na V Conferência das Cidades a ser realizada na cidade de Porto Velho, em agosto próximo, sendo eles:

Eraldo Barbosa Teixeira, secretário municipal de planejamento e o vereador Lourival José Pereira, representando o poder público; João Mendes (Coopeflora), Marisvaldo de Jesus (Associações Rurais) e Madalena Petik (Associação Comercial) representando a sociedade civil.

O secretário Eraldo Pereira considerou importante o resultado da conferência e a participação da sociedade que esteve representada por diversos segmentos: comércio, poder público, estudantes, entidades de classe, poder judiciário e governista.

Marcaram presença no evento a promotora pública Fernanda Alves Poppl; o vice-prefeito Celso Coelho, os vereadores: Estácio Salomão, Jorge Ronconi, José Roberto, Reginaldo do Esporte, Nilton Dutra, João Aylton além de secretários municipais e representantes da defensoria pública e polícia ambiental.