Populares e técnicos discutem aplicação de recurso público durante o Plano Plurianual nesta sexta-feira em Ji-Paraná

12/04/2019

Das 14h às 18h desta sexta-feira (12) populares e representantes da sociedade civil organizada se encontram com técnicos do governo estadual no auditório da escola estadual Jovem Gonçalves Vilela. O objetivo do encontro é para traçar as diretrizes e aplicação de recursos públicos em favor do desenvolvimento da região de Ji-Paraná por meio do Plano Plurianual (PPA).

As conversas, discussões e sugestões de investimentos públicos ocorrerão em 11 eixos temáticos e servirão para nortear ações do governo estadual para o período de 2020 a 2023, conforme manda a Constituição Federal.

Sob a responsabilidade do secretário executivo regional Everton Esteves, o PPA em Ji-Paraná está todo organizado para receber a população interessada em apresentar e reivindicar melhorias nas áreas propostas.

“Durante duas intensas semanas debruçamos sobre a organização do PPA com o objetivo de que a população tenha voz nesta gestão do governo estadual”, disse o secretário Everton, referindo aos chamamentos efetuados e os convites formulados e distribuídos nas cidades pertencentes à regional, além da divulgação do evento nos veículos de comunicação, bem como nos órgãos púbicos.

O PPA é o instrumento de planejamento que aponta as diretrizes e metas do governo para serem realizadas no período de quatro anos. Este é o momento de a população se manifestar e apelar por melhorias nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, lazer, assistência social, agronegócio, competitividade, infraestrutura e logística, segurança pública, desenvolvimento ambiental e econômico, ciência, tecnologia e informação.

O cidadão interessado a participar do planejamento do PPA deve se dirigir à escola estadual Jovem Gonçalves Vilela munido de documentos pessoais. No local, ele será direcionado ao grupo de outros interessados pela mesma área onde contará com a mediação de técnicos do governo.
Após as discussões e sugestões, por cada grupo, as anotações serão compiladas para elaboração prévia do planejamento que integrará o PPA de todo o estado.

Reuniões entre técnicos e populares com o mesmo objetivo ocorrerão na semana que vem em Jaru na segunda-feira (15) e, em Ariquemes, na quarta-feira (17). As populações de Guajará-Mirim e Porto Velho, participam do planejamento nos dias 25 e 30, respectivamente. A compilação do PPA a partir das sugestões populares nas dez cidades é elaborada por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

Fonte:

Texto: Paulo Sérgio