Núcleo de Projetos do Consórcio Brasil Central implantado em Rondônia

21/05/2019

Foi implantado em Rondônia, nesta segunda-feira (20), o grupo de trabalho que vai dar os encaminhamentos necessários aos projetos definidos como prioritários pelos estados que compõem o Consórcio Brasil Central. O bloco é formado pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal, desde 2015, que se uniram para promover o desenvolvimento da região com base nas características de potencialidades em comum.

O Núcleo de Projetos será coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e é formado pelas Unidades do Governo que abrangem os projetos em suas competências e possuem transversalidades nas áreas de políticas públicas. Na abertura do encontro que marcou o inicio dos trabalhos, o coordenador do Núcleo em Rondônia, Natan Oliveira, destacou a necessidade de força de vontade e empenho dos representantes das secretarias para que os projetos ganhem forma e sejam concretizados com qualidade, alcançando os resultados estabelecidos para o progresso dos estados e região. “A transversalidade dos projetos exige esta postura. Não são ações isoladas e sim a soma de esforços onde cada pasta irá atuar dentro da sua competência para o resultado conjunto”, enfatizou.

Entre os projetos prioritários definidos pelo bloco estão a compra compartilhada de medicamentos; a diversificação da pauta exportadora, onde o foco de Rondônia está voltado para o pescado; fortalecimento do agronegócio; criação de mercado comum; desenvolvimento e melhoria da infraestrutura e logística;  e integração do turismo. Também integra como prioritário o projeto Aliança Municipal pela Competitividade (AMC) que trabalha com objetivos específicos para áreas de Educação, Saúde e Segurança.

 

 

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo