Encontro reforça atuação do Governo no interior do Estado por meio das Secretarias Executivas Regionais

22/08/2019

Equipes das nove Secretarias Executivas Regionais (SER) do Governo do Estado estão em Porto Velho cumprindo agenda de alinhamento para fortalecer as ações no interior de Rondônia. A programação teve início na manhã desta quarta- feira (21), com reunião entre o governador Marcos Rocha, os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel e Jailson Viana, o coordenador das secretarias regionais, Natan Oliveira, os secretários regionais, e o chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves. O encontro foi realizado no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira.

Enquanto os chefes das pastas recebiam as orientações do governador, as equipes técnicas das regionais participavam do treinamento sobre os procedimentos técnicos e legais do Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos Não Exclusivos do Estado (Sispar), na sala de reuniões da Sepog.

Na parte da tarde, a pauta foi sobre os trabalhos que devem encaminhar os projetos definidos como prioritários pelo Consórcio Brasil Central, bloco em que Rondônia está integrado junto com estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Além do Distrito Federal. O adjunto Jailson Viana repassou as últimas informações sobre a reunião que esteve presente em Brasília e ressaltou a importância da integração de todos os envolvidos. Também participaram da reunião, os membros do núcleo de trabalho formado por técnicos de diversas áreas do Estado que são responsáveis pelos encaminhamentos dos projetos do Brasil Central no âmbito de suas pastas.

Entre os projetos prioritários definidos pelo bloco estão a compra compartilhada de medicamentos; a diversificação da pauta exportadora, onde o foco de Rondônia está voltado para o pescado; fortalecimento do agronegócio; criação de mercado comum; desenvolvimento e melhoria da infraestrutura e logística;  e integração do turismo. Também integra como prioritário o projeto Aliança Municipal pela Competitividade (AMC) que trabalha com objetivos específicos para áreas de Educação, Saúde e Segurança.

Participam do encontro os secretários regionais de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal,  Vilhena, Rolim de Moura, São Francisco, Guajará-Mirim e Porto Velho. O evento prossegue até está quinta-feira (22).

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo e Jane Carla