Planejamento Estadual destaca importância das informações do Censo Agropecuário 2017/2018 realizado pelo IBGE

08/11/2019

Em evento realizado na última quarta-feira (06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para divulgar os resultados obtidos durante o Censo Agropecuário 2017, o coordenador das Secretarias Executivas Regionais do Governo do Estado (SER), Natan Oliveira, falou sobre a relevância de se trabalhar com indicadores na gestão pública. Em representação ao secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, ele também destacou a constante parceria entre Governo do Estado e IBGE em diversas frentes de trabalho. 

“Trabalhar gestão pública sem indicadores não nos leva a lugar nenhum. Nossos produtores estão fazendo a parte deles e nós, como colaboradores públicos, precisamos fazer a nossa, aproveitando as informações deste trabalho do IBGE que traz indicadores não só da questão agropecuária, mas de toda produtividade de Rondônia e País”, disse Natan ao parabenizar a equipe do instituto.

O evento, realizado no auditório Rosilda Shockness, foi aberto pelo coordenador do Censo Agro 2017, Jorge Elarrat, que explicou a metodologia utilizada para o levantamento das informações e os resultados finais do trabalho. Em um comparativo com o Censo Agro 2006, o coordenador enfatizou os números de estabelecimentos agropecuários, produção de lavouras temporárias como soja e milho, e também sobre lavouras permanentes como café, cacau, pecuária de corte e de leite, entre outras informações.

O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton, ressaltou a seriedade do trabalho realizado pautado nos princípios da instituição.

O trabalho de parceria entre IBGE e Sepog é realizado em diversos segmentos como, por exemplo, no desenvolvimento dos dados do Produto Interno Bruto (PIB), por meio da Gerência do Observatório; no acordo de cooperação técnica para atualização e consolidação do projeto da divisão político-administrativa dos municípios de Rondônia, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Políticas Públicas, entre outros.                                                                             

Censo Agropecuário

Realizado a cada dez anos, o Censo Agropecuário visa retratar o perfil do setor em todo país. Em Rondônia, mais de 90 mil estabelecimentos agropecuários foram visitados pelos recenseadores do IBGE que percorreram mais de 100 mil quilômetros.

As informações completas do Censo Agropecuário 2017 podem ser encontradas no site https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-agropecuario/censo-agropecuario-2017

 

 

Texto e Fotos: Jane Carla