Instituições estaduais recebem consultores do Gespública

19/06/2013

Consultores credenciados pelo Núcleo de Excelência Pública do Maranhão (NEP/MA) estiveram em Porto Velho avaliando sete instituições estaduais aderidas ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).  O levantamento das práticas de gestão terminou na última sexta-feira (14) com a conclusão dos relatórios contendo as oportunidades de melhorias para cada órgão avaliado.

O método utilizado pelos consultores e voluntários do Gespública foi o “Avalia. Com”, ferramenta simplificada de avaliação desenvolvida pelo NEP/MA e que visa diagnosticar o grau de alinhamento das estratégias, planos e resultados da organização com os macros – objetivos do governo. Segundo a coordenadora do Gespública em Rondônia, Klycia Lis, a aplicação deste instrumento complementou as avaliações internas já realizadas nos órgãos. “Os consultores auxiliaram as instituições nos pontos chave para alavancar a qualidade dos serviços prestados.” Explicou a coordenadora.

Para a gerente de Qualidade do Detran, Natália Barros, foi bastante válida a conversa com os consultores. “Estamos buscando constantemente aperfeiçoar nossos serviços e nossa intenção é que as melhorias sejam institucionalizadas, independente de quem seja o gestor.” Disse Natália.

De acordo com o consultor, Ricardo de Menezes, a intenção das visitas foi estimular as organizações a desenvolverem novas práticas de gestão visando a modernização do serviço público. “Mais do que avaliar, nosso objetivo foi proporcionar um ambiente de conversa, troca de informações e ideias com base nos critérios de excelência do Gespública.” Disse o voluntário.

Receberam a visita dos consultores, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria Estadual de Agricultura e Regularização Fundiária (Seagri) Controladoria Geral do Estado (CGE),  Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Superintendência Estadual de Licitações (Supel) e Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

 

Texto: Jane Carla

Foto: Roseli Buzaglo

Fonte: Gespública/Seplan