Encontro anual debate novos rumos para desenvolvimento da Faixa de Fronteira em Rondônia

04/12/2019

Iniciou nesta terça-feira (03), a programação do Encontro Anual do Núcleo para o Desenvolvimento e Integração da Faixa da Fronteira (Neifro), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

O evento, mediado pelo secretário da Sepog, Pedro Pimentel, contou com a presença dos representantes do Ministério de Desenvolvimentos Regional e Urbano (MDR), Caio Victor, assistente técnico da Coordenação Geral de Gestão de Território; e do brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, além do secretário adjunto da Sepog, Jailson Viana, e demais autoridades.

O primeiro dia do encontro reuniu representantes de diversos órgãos das esferas federal, estadual e municipal com objetivo de ouvir as propostas do Governo Federal em relação à região fronteiriça e apresentar a cidade-gêmea de Rondônia, Guajará-Mirim, para que os técnicos conheçam a realidade local.

Ao agradecer a presença das autoridades envolvidas nos assuntos de fronteira e dos representantes do ministério, Pedro Pimentel ressaltou a importância de todos estarem integrados novamente na reestruturação das atividades do núcleo. “Para que as ações concretizem-se com a qualidade que precisam ser realizadas, é necessária a união de todos. Rondônia tem cerca de 1300 km de fronteira com a Bolívia e então não é fácil. A vigilância e envolvimento de todos  precisa ser fortalecida”, reiterou.

A secretária executiva do Neifro e gerente de Desenvolvimento de Políticas Públicas da Sepog, Camila Markeline, apresentou um breve histórico da atuação do núcleo em Rondônia e sinalizou algumas das ações que devem ser o foco de trabalho da equipe em 2020. Entre elas estão a revisão do Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço (PDIF) e projetos voltados ao desenvolvimento, neste primeiro momento, da cidade-gêmea de Guajará-Mirim.

A proposta de revisão do PDIF também foi um dos assuntos ressaltados pelo representante do MDR, Caio Victor. “A gente precisa executar mais. As propostas apresentadas pelo ministério estão voltadas para este sentido.”

O brigadeiro Ary Soares parabenizou a iniciativa de Rondônia e destacou a importância que o Governo Federal atribui às articulações realizadas nos estados. “Espero que os outros estados sigam o exemplo de Rondônia”, ressaltou.

Também participaram da programação de abertura, o secretário executivo regional de Guajará-Mirim, coronel Flávio Dezerte; o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, Hélio Pacha; e o prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha

A programação prossegue até amanhã (05), no município de Guajará-Mirim, e inclui ainda diversas visitas técnicas.

Texto e Fotos: Jane Carla