Informações sobre Rondônia inseridas no projeto Mercado Comum do Consórcio Brasil Central

21/02/2020

Como estado membro do Consórcio Brasil Central, Rondônia foi inserida na agenda de entrevistas de representantes do consórcio e de analistas da Fundação Dom Cabral (FDC) visando o levantamento de informação para compor o projeto ‘Mercado Comum’. As equipes estiveram na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), onde conversaram com os secretários Pedro Pimentel (titular) e Jailson Viana (Adjunto) sobre as potencialidades, cadeia produtiva, entre outros assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico.  A Sepog é responsável pela coordenação do consórcio em Rondônia.

O projeto do ‘Mercado Comum’ busca incrementar o comércio de produtos entre as unidades federativas componentes do bloco: Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Maranhão. A ideia é impulsionar a competitividade da região com base em suas cadeias produtivas, proporcionar um ambiente de negócio seguro aos investidores e fomentar o comércio intrabloco.

O foco das entrevistas em Rondônia foram os gestores de fomento ao desenvolvimento econômico, industrial e do comércio. Dessa forma, também passaram pelas entrevistas o economista e coordenador dos projetos do BrC em Rondônia, Natan Oliveira; o secretário adjunto de Finanças do Estado (Sefin), Franco Ono; o superintendente do Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves; o economista da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Avenilson Trindade; o economista representante da Fecomércio, Silvio Persivo; e o representante da Fiero, Marcelo Tomé.

“A expectativa é a de que ao final do projeto possa ser possível estabelecer o desenvolvimento do modelo estatístico econométrico que auxilie no monitoramento e oscilações; capacitações para as equipes técnicas do BrC e entes consorciados; e o mapeamento de riscos na implementação da política de harmonização”, explicou o secretário da Sepog Pedro Pimentel.

Ao final, o secretário agradeceu aos representantes de cada entidade representada nas entrevistas pela colaboração e disponibilidade. Agradeceu também aos representantes da fundação e do consórcio pela iniciativa de “mais um relevante projeto que proporcionará o fortalecimento da economia intrabloco”.  Pimentel aproveitou o momento para alertar sobre a necessidade do fortalecimento político e envolvimento do consórcio com as bancadas para melhor união de esforços em prol dos Estados com projetos eficazes.

Texto: Jane Carla

Fotos: Sepog