Coordenação das Secretarias Regionais de Governo articula aporte de recursos para projetos em municípios

03/03/2020

Projetos com foco nas áreas de saúde, esporte e fomento ao comércio, a serem desenvolvidos em dez municípios de Rondônia, sendo um em cada regional, foram apresentados, pela coordenação das Secretarias Executivas Regionais (SER) de Rondônia, à equipe do escritório do senador Confúcio Moura, na capital. Além de estreitar a relação de parceria, o encontro teve como objetivo solicitar aporte dos recursos financeiros necessários à implantação das propostas.

A reunião, realizada entre o coordenador das SER, Natan Oliveira, e a secretária executiva regional, Vilma Alves, foi realizada nesta segunda-feira (02) e também contou com a presença da assessora Alessandra Aires, e do arquiteto e urbanista, Frederic de Oliveira, projetista de uma dos projetos apresentados.

A coordenação das SER é instalada na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e tem, entre outras atribuições, contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do Estado, por meio da formação de parcerias e busca de recursos para implantação de diversos projetos nas respectivas regiões.

Entre os projetos apresentados estão a implantação de gabinetes odontológicos completos, com instrumentos e materiais permanentes, nos dez municípios polos de Rondônia (um em cada regional). De acordo com o coordenador, a ideia é atender a população com problemas dentários que precisam de atendimento e não têm condições financeiras. Outra proposta refere-se à implantação, em nove municípios, de academias ao ar livre e brinquedos para crianças cadeirantes. “A ideia é incentivar as práticas esportivas, socialização, cuidados com a saúde e melhoria da qualidade de vida, entre outros benefícios”, complementou Natan.

Outro projeto em destaque é o de reforma do Mercado Municipal de Guajará-Mirim, projetado pelo arquiteto presente à reunião. Conforme a apresentação da planta baixa e o projeto gráfico, o profissional fez um levantamento da área, averiguando público–alvo, comércio e aspectos culturais, buscando satisfazer a ansiedade da população sem distinção de classes, raças, etnias e gêneros.

Todos os projetos, com valor total de aproximadamente R$ 3 milhões, tiveram receptividade positivas pela equipe representante do senador, além de caracterizadas como alinhadas às ideias do parlamentar. Ao parabenizar os trabalhos desenvolvidos pela Sepog no interior de Rondônia, através das regionais, a secretária Vilma fez convite de parceria para demais projetos almejados pelo senador Confúcio Moura, principalmente na região de Guajará-Mirim. “Conhecemos o trabalho e a função das secretarias regionais e é de total interesse do senador estreitar esta relação de parceria”, complementou.

As sedes das secretarias regionais estão nos municípios de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal,  Vilhena, Rolim de Moura, São Francisco, Guajará-Mirim e Porto Velho. Todos os municípios e seus respectivos distritos são envolvidos nas ações desenvolvidas pela secretaria da sua região.

Texto: Jane Carla

Fotos: Jane Carla e Projeto Frederic