SEPOG ARIQUEMES: Produtor de cacau clonal reconhece incentivos do Governo do Estado

26/06/2020

A equipe da Secretaria Executiva Regional de Ariquemes ,representada pelo secretário executivo regional, Euclides dos Santos, e pelos assessores ténicos regionais João Alves e Júlio César, realizou visita técnica a produtor de cacau com potencial para a produção de material genético de boa qualidade para a formação de mudas clonais no município. Acompanhados pelo representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic),Antônio Marcos, e do professor da rede pública municipal,Enoque, a equipe teve a oportunidade de conhecer o senhor Plínio.

Cidadão pioneiro de Ariquemes, Plínio vem se dedicando à formação de lavoura de cacau clonal há três anos visando a propagação de mudas para atender demandas da cacauicultura renovada na região do Vale do Jamari. Nesta oportunidade, foram realizadas atividades de poda leve com organização de plantas que disponibilizarão hastes para a enxertia e produção de novos clones no próximo semestre.  Foram descritas ainda, algumas etapas necessárias para o  manejo de adubação, controle de pragas e doenças. “A falta de assistência técnica não está sendo o problema. Graças a presença da equipe formada pelo Governo de Rondônia, prefeitura municipal e Ceplac que sempre fornecem as informações que preciso para produzir o cacau clonal." Ressaltou o produtor.
 "Quero produzir muitas mudas para o plantio nas próximas águas,  junto a outros produtos que já cultivo e aumentar a produtividade” afirma o senhor Plínio, declarando que continuará os trabalhos para fornecer hastes e mudas a todos que se propuserem a dedicar esforços no fortalecimento da cacauicultura da região.

Texto e fotos: Comunicação/Sepog