Governo de Rondônia lança campanha de doação de sangue

23/11/2020

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) lança Campanha - A Nossa Meta é Salvar Vidas. A ideia é abastecer o banco de sangue da Fhemeron que está com o estoque baixo. A preocupação é com as tipagens O- e O+, também com o A-. Mais a Fhemeron já sinalizou alerta vermelho para a falta de sangue em outros tipos de sangue.

A Campanha começou na sexta-feira (20) e segue até dia 27 de novembro. Quem teve Covid-19 e está curado há mais de 30 dias pode doar sangue segundo informa a Fhemeron.

O servidor interessado em doar sangue precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos de idade, ir alimentado para a Fhemeron e ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas. No ato da doação de sangue é obrigatório apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.

Para resguardar o direito do servidor público faz-se necessário apenas solicitar da Fhemeron atestado médico de doação de sangue que deverá ser entregue ao Gerência de Recursos Humanos – GRH da Sepog.

Quem fez procedimento cirúrgico, tatuagem ou micropigmentação deve aguardar o prazo de um ano para dor sangue.

A Médica Hemoterapeuta responsável técnica da Fhemeron, Ana Carolina Gonzaga de Melo explica que a mulher pode doar sangue durante a menstruação, desde que não esteja com hiperfluxo menstrual.

Cássia Regina Marques Azevedo que trabalha no setor de captação de sangue da Fhemeron como Assistente Social, conta que o tempo para encher a bolsa de sangue de 450ml varia de quatro a quinze minutos. “Tudo vai depender da hidratação do doador. Quanto mais ele bebe aguá mais rápido a bolsa será enchida, o ideia é começar a ingerir bastante líquido já no dia anterior a doação de sangue” afirmou Cássia.

O Doador Tiago Pereira dos Santos servidor do Ministério Público Estadual de Rondônia, aderiu à campanha da Sepog a pedido da esposa Pasqualini Carvalho Chagas, que trabalha na Secretaria de Planejamento. Para Tiago, doar sangue é um ato de amor e todos deveriam fazer parte desta corrente do bem.

Segundo o servidor Herbert Augusto Dantas da Silva que trabalha na Sepog, a campanha o incentivou a voltar a doar de sangue. “Tem alguns anos que eu não doava e depois que eu parei acabei precisando receber sangue.  Nós não sabemos o dia do amanhã, hoje doamos, amanhã podemos precisar. Eu agradeço ter participado da campanha da Sepog e estou chamando outras pessoas."

 

 

No próximo dia (25), será o dia nacional do doador voluntário. A Fhemeron e secretária da Sepog, Beatriz Basílio, contam com o apoio geral dos servidores públicos e a população em geral para abastecer o banco de sangue da instituição e assim continuar salvando vidas. 

 

Texto: Léia Castro

Foto: Jane Carla