Seas adota Gespública para aperfeiçoar serviços prestados

09/08/2013

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) firmou compromisso com o núcleo executivo do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) de implantar o modelo de gestão pública excelente no órgão. Através da assinatura do Termo de Adesão, realizada pelo titular da pasta, Márcio Félix, a Seas passou a fazer parte da rede de instituições públicas de Rondônia que buscam modernizar os serviços prestados utilizando ferramentas oferecidas pelo programa.

O primeiro passo para colocar o Gespública em prática será a constituição de um comitê interno, ou seja, um grupo de trabalho dentro do órgão responsável por conduzir as atividades de disseminação e implantação do modelo. “Esse grupo será capacitado e orientado pelo núcleo estadual na concretização dos instrumentos do Gespública”, explicou Roseli Buzaglo, sub- coordenadora do programa em Rondônia.

 

O interesse do secretário em aderir o modelo partiu da percepção de como o Gespública poderá tornar os procedimentos internos do órgão menos burocráticos e refletir na satisfação do cidadão usuário dos serviços oferecidos. De acordo com Márcio, a Seas tem contato direto com a sociedade, pois é responsável por uma série de políticas que atingem diretamente a vida de cada cidadão como, por exemplo, a transferência de renda, programas de habitação e segurança alimentar. 

 

 

No compromisso firmado entre a Seas e o núcleo estadual está a concretização de pelo menos um dos instrumentos do Gespública. Entre eles estão a Carta de Serviços, o instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação, a Simplificação dos Processos e a Autoavaliação da Gestão.

 

 

TEXTO E FOTO: Jane Carla

FONTE: Gespública/Seplan