MEG-tr SEPOG promove curso para gestores em Guajará-Mirim

26/07/2021

Encontro em Guajará-Mirim reúne gestores para implantação do Modelo de Excelência em Gestão

A agenda de treinamentos para a implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-TR) nos municípios encerrou a programação da última semana em Guajará-Mirim. A equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), órgão que coordena o instrumento em Rondônia, reuniu gestores do município, no auditório da Ciretran, para repassar as orientações sobre como iniciar os trabalhos e manusear o Sistema do Modelo de Excelência.

O instrumento, coordenado pelo Ministério da Econômica, tem como objetivo geral contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da união e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

A mobilização dos gestores na região foi realizada pela Secretaria Executiva Regional de Guajará-Mirim (SER X). No encontro, o secretário regional, Flávio Dezerte, disse que a região tem muito a ganhar com a implantação do Modelo. “É uma oportunidade de aperfeiçoar as ações de gestão, potencializando a qualidade dos gastos dos recursos públicos”, completou.

A coordenadora do MEG-TR em Rondônia, Klycia Lis, explicou que “A partir desse treinamento, os representantes poderão aplicar o modelo nos seus respectivos órgãos e iniciar ciclos contínuos de avaliação de seus sistemas de gestão.”

Na última semana, a equipe realizou o treinamento nas regiões de Vilhena e Rolim de Moura, além de uma reunião de sensibilização no município de Jaru, que receberá o treinamento no início de agosto.

A região de Ji-Paraná também está mobilizada e deve ser a próxima a receber a equipe para o treinamento, ministrado pelo gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rayson Bernardo. “A ideia é repassar as informações sobre a implantação do modelo da forma mais prática possível, assim os participantes estarão aptos a realizarem a coleta de informações para o preenchimento do Sistema de Melhorias de Gestão (SMEG) e desenvolver o Plano de Melhorias”, destacou o gerente.

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, destacou que além do intuito de fortalecer a captação de recursos no Estado, a implantação do MEG-TR nos municípios, com mais de 50 mil habitantes, visa cumprir as orientações do Ministério da Economia que passará a condicionar o repasse de recursos à implantação do Modelo de Excelência.

Fonte:

Texto: SEPOG