MEG-tr SEPOG promove curso para gestores em JI-Paraná

04/08/2021

Treinamento inicia implantação do Modelo de Excelência em Gestão na região de Ji-Paraná

Em continuidade ao trabalho de implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-TR) nos municípios, a equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) realizou treinamento com representantes dos municípios de Ji-Paraná, Urupá, Teixerópolis e Alvorado d’Oeste, nesta terça-feira (03). A Sepog é o órgão responsável pela coordenação do instrumento em Rondônia que tem, entre outros objetivos, contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança pelos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União.

A mobilização foi realizada com o apoio da Secretaria Executiva Regional (SER) de Ji-Paraná, na Coordenadoria Regional de Educação. Ao abrir o encontro, a Coordenadora do MEG-TR em Rondônia, Klycia Lis, explicou tratar-se de um modelo oriundo do Ministério da Economia e ressaltou sua importância para aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

Ao ministrar o treinamento, o gerente de Convênios e Captação de Recursos da Sepog, Raysson Bernardo, ressaltou que a partir da capacitação, os representantes dos municípios poderão aplicar o modelo nos seus respectivos órgãos e iniciar ciclos contínuos de avaliação de seus sistemas de gestão. “A ideia é repassar as informações sobre a implantação do modelo da forma mais prática possível, assim os participantes estarão aptos a realizarem a coleta de informações para o preenchimento do Sistema de Melhorias de Gestão (SMEG) e desenvolver o Plano de Melhorias”, destacou o gerente.

No último mês, a equipe realizou o treinamento nas regiões de Vilhena, Rolim de Moura e Guajará-Mirim, além de realizarem uma reunião de sensibilização no município de Jaru, que receberá o treinamento nesta quinta-feira (05).

Nesta semana, a equipe também irá realizar reunião de sensibilização nos municípios de Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Ariquemes com objetivo de articular a possível implantação do MEG- TR nessas regiões.

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, destacou que além do intuito de fortalecer a captação de recursos no Estado, a implantação do MEG-TR nos municípios, com mais de 50 mil habitantes, visa cumprir as orientações do Ministério da Economia que passará a condicionar o repasse de recursos à implantação do Modelo de Excelência.