MEG-tr SEPOG promove curso para gestores em Jaru

05/08/2021

Gestores de Jaru concluem treinamento para implantação do Modelo de Excelência em Gestão

Mais uma rodada de treinamentos e sensibilizações para implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-TR) nos municípios de Rondônia foi concluída pela equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), órgão coordenador do programa no Estado. Em Jaru, a equipe reuniu gestores do município e também representantes da alta administração de Machadinho D’ Oeste, na última quinta-feira (05).

Mobilizados pela Secretaria Executiva Regional de Jaru (SER), o encontro teve como principal objetivo orientar os gestores municipais no manuseio do Sistema de Melhorias de Gestão (SMEG), ferramenta utilizada para avaliar as ações dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União com base nos fundamentos e critérios do MEG-TR. Ao abrir o treinamento, o secretário regional, Anderson Dias, ressaltou a importância da implantação do modelo nos órgãos públicos da região não só para cumprir as orientações do Ministério da Economia, órgão que coordena o programa em nível nacional, mas também para melhorar a qualidade das gestão dos recursos.

Na oportunidade, a coordenadora do programa no Estado, Klycia Lis, também ressaltou que a implantação do MEG-TR visa aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade. “É uma oportunidade para que os órgãos possam atuar na implantação de ciclos contínuos de avaliação de seus sistemas de gestão. Isso possibilita o conhecimento das práticas, dos resultados atuais e seu alinhamento aos requisitos do Modelo, permitindo agregar valor às oportunidades de melhorias e fortalecer os pontos fortes das organizações.” Destacou.

O treinamento, realizado no auditório da Ciretran de Jaru, foi ministrado pelo gerente de Convênios e Captação de Recursos da Sepog, Raysson Bernardo. Ele explicou que “a ideia é repassar as informações sobre a implantação do modelo da forma mais prática possível, assim os participantes estarão aptos a realizarem a coleta de informações para o preenchimento do SMEG e desenvolver o Plano de Melhorias.”

Sensibilização

Ao cumprir o cronograma de implantação do modelo no interior da última semana, a equipe também realizou reuniões de sensibilização nos municípios de Cacoal, Ouro Preto e Ariquemes, que deverão receber o treinamento no início de setembro, assim como o município de São Francisco do Guaporé.

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, destacou que além do intuito de fortalecer a captação de recursos no Estado, a implantação do MEG-TR nos municípios, com mais de 50 mil habitantes, visa cumprir as orientações do Ministério da Economia que passará a condicionar o repasse de recursos à implantação do Modelo de Excelência.