MEG-tr SEPOG promove curso para gestores em Vale do Jamari

03/09/2021

Municípios do Vale do Jamari recebem treinamento para implantação do Modelo de Excelência em Gestão

A equipe técnica da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) iniciou o último ciclo de treinamentos para implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-TR) nos municípios de Rondônia. Na última quarta-feira (01), representantes dos órgãos municipais de Ariquemes, Cacaulândia, Alto Paraíso e Buritis estiveram reunidos no auditório da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), em Ariquemes, recebendo as orientações técnicas e os demais direcionamentos para aplicação do modelo em suas respectivas instituições.

A Sepog é o órgão responsável pela coordenação do instrumento em Rondônia que tem, entre outros objetivos, contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança pelos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União.

A mobilização foi realizada com o apoio da Secretaria Executiva Regional (SER) de Ariquemes. Ao abrir o encontro, o secretário regional Euclides dos Santos, além de agradecer a presença dos representantes municipais ressaltou a importância da implantação do modelo pelos municípios para o fortalecimento de investimentos na região do Vale do Jamari.
No mesmo sentido, a coordenadora do programa em Rondônia, Klycia Lis, explicou que a implantação do Modelo visa apoiar a implementação objetiva das condições para o aprimoramento da gestão e dos processos das organizações concedentes e convenentes das transferências voluntárias da União, focadas em resultados para o cidadão. “Dessa forma, ressaltamos que a opção pela avaliação e melhoria continuada envolve uma série de ações integradas, mas é uma decisão da organização”, disse a coordenadora.

O treinamento foi ministrado pelo gerente de Convênios e Captação de Recursos da Sepog, Raysson Bernardo. Ele explicou que “a ideia é repassar as informações sobre a implantação do modelo da forma mais prática possível, assim os participantes estarão aptos a realizarem a coleta de informações para o preenchimento do SMEG e desenvolver o Plano de Melhorias.”

Programação

Ainda nesta semana, a equipe cumpre agenda na região de Ouro Preto e Cacoal, fechando assim o cronograma de treinamentos de implantação nas nove regiões de Rondônia.
A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, explicou que a implantação do Modelo nos municípios com mais de 50 mil habitantes atende orientações do Ministério da Economia que passará a condicionar o repasse de recursos a essa implantação.  “Além disso, a ação fortalece a captação de recursos no Estado, possibilitando a realização de mais projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento de Rondônia”, destacou.