Sepog e Coordenaria da Rede + Brasil ministra curso em sistema de convênios federais

06/09/2021

A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Coordenadoria da Rede Mais Brasil Rondônia, promoveu nos dias 26 e 27 de Agosto e 01 a 03 de Setembro, na Escola de Governo, os módulos A e B dos cursos envolvendo as seguintes temáticas: Noções de Elaboração de Projetos Sociais, Obtenção de Recursos federais, Entendimento sobre a portaria Interministerial 424/2016, que rege as transferências da União, e como interagir com a nova Plataforma mais Brasil.

O treinamento teve como público alvo servidores de secretarias, superintendências e órgãos afins. Na oportunidade, também foi abordada a parte de operacionalização do sistema de convênios como o cadastramento de propostas voluntárias, de proponentes específicos e de emendas parlamentares, além da execução e gestão de convênios e prestação de contas na plataforma.

O coordenador da Unidade Gestora Estadual da Rede + Brasil, Raimundo Bentes, justificou que por restrições e cuidados por conta da pandemia, só agora foi possível voltar a ministrar o treinamento presencial, considerando todos os protocolos de segurança. “Continuamos com a programação no interior do Estado, ministrando o curso para servidores das prefeituras. Estaremos em Ji-Paraná utilizando o laboratório de informática da faculdade Estácio UNIJIPA, cedido por aquela direção. Em Vilhena, será nas dependências do laboratório de informática do SENAI, também cedido em parceria. Em seguida, faremos novo treinamento aos servidores estaduais também na Escola de Governo”, ressaltou o coordenador.

Responsável por ministrar o treinamento, o multiplicador Eduardo Santiago disse “ser uma satisfação poder contribuir nesse projeto da coordenadoria que tem o objetivo de levar mais conhecimento sobre o sistema e sua operacionalização aos técnicos que trabalham na captação de recursos da União dos municípios e do Estado.”

A secretária da Sepog, Beatriz Mendes, ressaltou o interesse da secretaria e do governador do Estado em levar esse conhecimento sobre o sistema aos técnicos das prefeituras municipais. “É a nossa contribuição para estimular os municípios a fazer uma melhor gestão dos convênios firmados com a União e uma prestação de contas com qualidade. Isso reflete na entrega de ações efetivas à população, além de gerar valor público aos cidadãos”, destacou a titular de planejamento.

Para a coordenadora de Desenvolvimento das Políticas Públicas (CDPP) da Sepog, Valéria Moreno, é de suma importância levar o conhecimento em sistema de captação de recursos aos técnicos, pois é uma forma de auxiliar a transparência nos processos de captação de recursos. “A coordenação da Rede já está elaborando um novo plano de ação com objetivo de continuarmos a multiplicação desse conhecimento no próximo ano”, destacou Valéria.

O Curso é ministrado na parte de operacionalização no sistema de convênio pelo técnico da Gerência de Convênios e Captação de Recursos, servidor Eduardo Santiago, e na parte de elaboração de projetos sociais, métodos de captar recursos, legislação aplicada nos convênios e introdução à Plataforma mais brasil, pelo técnico Raimundo Bentes.