MEG-tr SEPOG promove curso para gestores em Cacoal

09/09/2021

Treinamento em Cacoal encerra implantação do Modelo de Excelência em Gestão no interior do Estado

 
Os municípios de Rondônia já estão aptos a colocar em prática a metodologia para melhoria da gestão dos recursos oriundos das transferências da União, por meio da implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-TR). Na última sexta-feira (03), a equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) realizou o último treinamento da agenda de implementação do Modelo no interior, no auditório do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), em Cacoal. 
O evento reuniu gestores de diversos órgãos dos municípios de Espigão do Oeste, São Felipe do Oeste, Primavera de Rondônia, Parecis, Ministro Andreazza e Cacoal, mobilizados em parceria com a Secretaria Executiva Regional (SER) do município.  Ao abrir o treinamento, o secretário regional José Moura ressaltou que a região só tem a ganhar com a implantação do modelo, pois os órgãos deverão cumprir critérios de excelência, resultando em uma melhor governança e gestão dos recursos oriundos da União e contribuindo para o desenvolvimento regional. 
A coordenadora do MEG-TR em Rondônia, Klycia Lis, explicou que o Modelo constitui uma importância iniciativa do Governo Federal, coordenado pela Sepog em Rondônia, que visa assegurar uniformidade e geração de valor público, a partir do melhor aproveitamento de recursos federais descentralizados pela União, por meio de convênios, contratos de repasse e termos de parceria, de fomento e de colaboração. Ela destacou ainda que a partir dos treinamentos realizados em todo o estado, os representantes poderão aplicar o modelo nos seus respectivos órgãos e iniciar ciclos contínuos de avaliação de seus sistemas de gestão.”
Implantação
Os treinamentos foram realizados nos municípios polo do Governo do Estado, envolvendo as prefeituras da região de Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena, além de Cacoal. O gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rayson Bernardo, foi o responsável por ministrar os treinamentos. Ele disse que a ideia foi repassar as informações sobre a implantação do modelo da forma mais prática possível.           “Agora os participantes estão aptos a realizarem a coleta de informações para o preenchimento do Sistema de Melhorias de Gestão (SMEG), desenvolver o Plano de Melhorias e avançar na qualidade da gestão dos recursos”, destacou. 
A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, destacou que além do intuito de fortalecer a captação de recursos no Estado, a implantação do MEG-TR nos municípios, com mais de 50 mil habitantes, visa cumprir as orientações do Ministério da Economia que passará a condicionar o repasse de recursos à implantação do Modelo de Excelência.