Ciclo de Curso de Capacitação em Sistema de Convênios Federais

19/11/2021

Continuidade do ciclo de Curso de Capacitação em Sistema de Convênios Federais - outubro e novembro - na Plataforma mais Brasil a servidores de municípios de Rondônia

 

 

A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), por meio da Coordenadoria da Rede Mais Brasil Rondônia, dando continuidade ao plano de cursos, promoveu nos dias 18 a 22 de outubro em Ji-Paraná na faculdade Estácio UNIJIPA, o Módulo B do curso “Sistema de Convênios na Plataforma + Brasil” envolvendo as seguintes temáticas: Elaboração de Projetos Sociais; As funcionalidades da Rede + Brasil; Execução de Convênios e Prestação de Contas na Plataforma + Brasil. 

Nos dias 25 a 27 /10 na cidade de Vilhena foi aplicada o Curso Módulo A – Cadastramento de Propostas e Execução de convênios na Plataforma mais Brasil, bem como Formas de captar Recursos da União; e orientação sobre como acessar a plataforma mais Brasil. O curso foi ministrado na Escola SENAI em Vilhena.   

O coordenador da Unidade Gestora Estadual da Rede + Brasil, Raimundo Bentes, informa que em Ji-Paraná foram duas turmas, sendo a turma A nos dias 18 a 20 de outubro e a turma B nos dias 20 a 22 de outubro 2021. Na turma A contou com a participação dos servidores de Alvorada Doeste, Jaru, Machadinho Doeste, Nova União, Ji-paraná, Presidente Médici. Na Turma B participaram servidores dos municípios de Ouro Preto Doeste, São Miguel do Guaporé, Theobroma, Urupá, Vale do Paraíso, Vale do Anari e Ji-Paraná. 

Em Vilhena, ministramos o módulo A nos dias 25 a 27 de outubro, nas dependências do laboratório de informática do SENAI, cedido em parceria, ressaltou o coordenador. Participaram servidores da prefeitura de Vilhena, de Cerejeiras e de OSC.  

Em Ji-paraná ( faculdade Estácio UNIJIPA) nos dias 10 a 12 de novembro ministramos o módulo A quando tivemos a participação de servidores dos municípios de Alto alegre  dos Parecis, São Felipe Doeste, Santa Luzia Doeste, Alvorada Doeste, Costa Marques, Seringueiras, Primavera de Rondônia, Santa Luzia e técnicos de secretarias de estado.  

Bentes diz ainda que um dos objetivos do curso é levar conhecimento aos técnicos que trabalham com convênios para que possam realizar uma gestão eficiente e eficaz das transferências de recursos recebidas da União, realizar a prestação de contas e ter efetividade desse processo que é a entrega do valor público às comunidades e ainda a realização de todas as fases dentro da transparência exigida nos regulamentos institucionais.    

Responsável por ministrar o treinamento operacional do sistema de convênios, o multiplicador Eduardo Santiago disse “ser uma satisfação poder contribuir nesse projeto da coordenadoria que tem o objetivo de levar mais conhecimento sobre o sistema e sua operacionalização aos técnicos que trabalham na captação de recursos da União dos municípios e do Estado.”    

A Secretária de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Beatriz Basílio Mendes, reafirma o comprometimento da SEPOG e do governador do Estado em possibilitar aos nossos técnicos a levar esse conhecimento sobre o sistema de gestão de convênios com auxílio da Plataforma Mais Brasil aos técnicos das prefeituras municipais. “É um esforço conjunto de nossa gestão contribuir para que os municípios possam melhor gerenciar as transferências de recursos recebidas por meio de convênios da União. É importante que todos, Estado e Municípios se adequem ao Modelo de Excelência e Gestão das Transferências de Recursos de forma que alcancemos a efetividade da entrega do valor público aos cidadãos”, destaca a titular de planejamento estadual.    

Para a coordenadora de Desenvolvimento das Políticas Públicas (CDPP) da SEPOG, Valéria Moreno, é de suma importância levar o conhecimento em sistema de captação de recursos aos técnicos, pois é uma forma de auxiliar a transparência nos processos de captação de recursos. “A coordenação da Rede já está concluindo novo plano de ação com objetivo de continuarmos a multiplicação desse conhecimento no próximo ano”, destacou Valéria.  

Para o Gerente de Convênios e Captação de Recursos, essa ação da SEPOG permitirá um fortalecimento da gestão municipal impactando de maneira positiva na efetividade das políticas públicas municipais.   

O Curso é ministrado na parte de operacionalização na Plataforma Mais Brasil, desde a inserção do projeto, a execução e prestação de contas de convênios e contratos de repasse pelo técnico da Gerência de Convênios e Captação de Recursos, servidor Eduardo Santiago, e na parte, métodos de captar recursos de transferências da União, legislação aplicada aos convênios e introdução à Plataforma mais Brasil, pelo técnico Sr. Raimundo Bentes.