Observatório

23/11/2021

A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) é o Órgão Central de Planejamento, Orçamento e Gestão no âmbito da Administração Direta e Indireta estadual. Suas Competências estão definidas no artigo 118 da Lei complementar nº 965 de 15 de Janeiro de 2015, bem como suas finalidades e sua estrutura estão dispostos no Decreto nº 25.773 de Janeiro de 2021 – Regimento Interno da SEPOG.

Diante de suas atribuições, a SEPOG por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Políticas Públicas (CDDP) e a Gerência do Observatório (GOB), tem elaborado o Boletim Econômico-Social, de periodicidade mensal, com o objetivo principal de fornecer aos seus leitores, informações pertinentes aos aspectos socioeconômicos em âmbito nacional e regional, por meio de uma leitura de fácil acesso e agradável. O documento está estruturado de forma a abordar com explanações breves os seguintes tópicos:

Panorama econômico: expõe o cenário do mercado econômico em nível nacional, com apresentação de índices como o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que funciona como uma aproximação do Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede o nível inflacionário do país;

Mercado de trabalho em Rondônia: visão geral do mercado de trabalho no estado, com abordagens por faixa etária, escolaridade entre outros;

Comércio exterior: panorama estadual quanto às pautas de importação e exportação, com detalhamentos dos produtos que compõem a principal cesta de comércio exterior de Rondônia e seus principais parceiros econômicos internacionais;

Você Sabia?:  diferencial deste boletim para os demais, tópico onde se encontram algumas curiosidades, abordagens, conceitos e definições normalmente utilizados no ”economês” de maneira traduzida ao público em geral.

Este mês tivemos a publicação do Boletim 10/2021, com referência ao mês de outubro do corrente ano.

Para acessar esse boletim e os demais já publicados, basta acessar o link da página do Portal do Observatório: