Equipe de Planejamento realiza visita técnica ao Espírito Santo para melhorar a gestão das políticas públicas no Estado

07/04/2022

Para potencializar a implementação e avaliação das políticas públicas no Estado de Rondônia, representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) estiveram reunidos com a equipe do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), em Vitória - ES, na última semana, conhecendo as ferramentas e sistemas de gestão utilizados nessas organizações. A ação representa continuidade no processo de melhoria das práticas de gestão da Sepog, para que a execução dos programas e projetos do Governo do Estado alcancem cada vez mais excelência nos resultados.

Os encontros viabilizaram à equipe da Gerência de Desenvolvimento de Políticas Públicas (GDPP) da Sepog identificar os instrumentos e técnicas utilizados no monitoramento e avaliação das políticas públicas locais, além de visualizar a estrutura em que esses trabalhos são desenvolvidos, as equipes técnicas, rotinas e fluxos, entre outras ações que permitiram ampliar a visão dos gestores. “Tivemos a oportunidade de conhecer, por exemplo, como a SEP elaborou e monitorou o Planejamento Estratégico do Estado do Espírito Santo. Foi possível conhecer a metodologia e legislações utilizadas nas avaliações e verificar o que deu certo ou não”, ressaltou o Gerente de Desenvolvimento de Políticas Públicas, Nickson Neres.

Em Rondônia, a Sepog é responsável pela identificação, formulação e apoio à implementação das políticas públicas nos órgãos da administração direta e indireta do Estado. Nesse sentido, o gerente explica que a busca pelo aperfeiçoamento das práticas irá refletir na qualidade dessas políticas, podendo melhorar, inclusive, o uso do dinheiro público na execução de programas governamentais.

Sobre a visita técnica, o gerente destacou ainda a estrutura consolidada que o Instituto possui para o desenvolvimento das ações de monitoramento e avaliação, a qualidade dos indicadores socioeconômicos produzidos e a prestação do apoio técnico-cientifico para o alcance dos objetivos do Estado do Espírito Santo. “A partir do contato com as práticas do IJSN percebe-se que, além de um sistema, propriamente dito, para a realização de monitoramento e avaliação de políticas públicas, precisamos estruturar uma sistemática alinhada às tendências mais modernas e inovadoras de governança, como, por exemplo, o SIMAPP (Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas), que é utilizado pelo IJSN”, finalizou Nickson.

 

 

 

                                                                                                                       

Texto: Jane Carla

Fotos: Equipe  IJSN