GOVERNO DA COOPERAÇÃO: Confúcio Moura destaca ações do governo em programa de TV

04/09/2013

Durante entrevista no programa “Tempo Real”, comandado pelo jornalista Léo Ladeia, na noite de terça-feira (3), Tv Candelária (Record), em Porto Velho, o governador Confúcio Moura levou a público o andamento dos programas e projetos postos em dia na administração, além dos novos desafios do Governo da Cooperação para este segundo semestre. Saúde, segurança, educação, e infraestrutura foram os destaques da entrevista.

A reforma administrativa com a redução dos cargos comissionados (CDS) foi o tema do primeiro bloco. De acordo com o governador, a medida trata-se de uma ação viável e necessária. “Logo no início do governo existiam 8.5 mil CDS, no decorrer fizemos uma adequação passando para 5 mil”, disse o governador.

A saúde pública de Rondônia, os ajustes e investimentos por parte do governo do estado foi outro ponto forte do programa.  “Os trabalhos que vem sendo implantados no nosso governo, com a contribuição de dois grandes administradores, como é o caso dos secretários de Saúde, Wiliames Pimental e Luis Eduardo Maiorquini, tirou Rondônia da UTI onde se encontrava quando recebi a chefia deste estado.   Um grande exemplo é o que acontece hoje com o Hospital Regional de Cacoal (HR), uma estrutura gigantesca e que não atendia a sua real função. Tínhamos ali um gasto fora do comum, e com resultado zero, hoje não, os serviços foram adequados, com a realização de cirurgias de alta complexidade, digno de Hospital Regional de primeiro mundo”,enfatiza o governador.

Outra mudança radical, informada pelo governador no programa, é quanto à mudança estrutural e funcional do Hospital de São Francisco do Guaporé no interior do estado, e do João Paulo II, que atualmente atende na sua capacidade funcional como proposto, e ainda com trafego corrente, pacientes chegam e logo recebem o devido tratamento ou são encaminhados para uma unidade onde possam ser tratados de acordo com o receituário clinico. “Nossas próximas medidas serão a inauguração de outras unidades de saúde, como a Policlínica Oswaldo Cruz e o Hospital Estadual”.

Na área de segurança pública, o destaque foi quanto à construção da penitenciária máxima de Vilhena e entregue no primeiro semestre do ano pelo governador Confúcio Moura. “Não é algo que podemos nos gabar, afinal seria melhor investir em educação, mas como as coisas são diferentes daquilo que pensamos, a segurança pública recebeu e vai continuar recebendo ainda neste semestre uma grande atenção pelo nosso governo”, comunica o chefe de Estado.

O desenvolvimento econômico de Rondônia nunca, em anos atrás, esteve tão bem divulgado nos quatro cantos do Brasil. De fato o estado ganha com isso, principalmente na sua estruturação, o que consequentemente atrai novos investimentos de empresas locais e de fora. Mas isso, somente está sendo possível graças a um programa amplo e cuidadoso firmado com o governo federal. Um dos programas mais eficientes e que está vencendo a batalha no campo, é o Terra Legal, programa da União com o objetivo de regularizar as terras urbanas e rurais. “Rondônia é exemplo para todo o Brasil. É como se fossemos o próprio ministério”, comenta o governador quando a lisura destina pelo governo federal ao trabalho que vem sendo feito pelo governo do estado na regularização fundiária

Na terceira ação do programa será zoneamento de áreas com foco de conflito agrário, o trabalho está sendo realizado com todo afinco por equipes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Texto: Emerson Barbosa

Fotos: Marcos Freire