Imagem de Rondônia é valorizada em evento literário internacional

06/09/2013

A exposição das obras de diversos escritores rondonienses na XVI Bienal Internacional do Livro Rio, está projetando a imagem positiva do Estado para o mundo. Entre os 950 expositores na amostra, Rondônia é vista como um Estado rico na intelectualidade, história e literatura. Os escritores que estão expondo suas obras em um estande disponibilizado pelo Estado de Rondônia caracterizam a participação no evento como valorização da cultura local.

A escritora de Porto Velho, Rose Brito, destacou o momento como uma oportunidade de mostrar ao mundo a qualidade dos livros de Rondônia. “O Rio de Janeiro é uma porta de entrada para outros países e com a exposição do nosso trabalho mostramos que Rondônia tem seus valores”, disse a escritora, que expõe a obra “Onde está meu Coração”, um romance indianista que aborda aspectos psicológicos.  Rose falou ainda da diversidade dos gêneros literários existentes no Estado. “Temos livros de Poesias, Crônicas, Romances, Narrações, além de obras Regionais e o mundo precisa saber disso”, complementou.

Para o escritor e presidente da Academia de Letras de Rondônia (Acler/RO), Dante Fonseca, a participação de qualquer escritor em uma Bienal é uma oportunidade única de expor seu trabalho a um público amplo, principalmente para os escritores de Rondônia, por estarem mais afastados dos grandes centros. “A oportunidade dada pelo Governo do Estado de Rondônia, com a decisiva intervenção da Secretaria de Planejamento do Estado é inestimável”, destacou o escritor.

De acordo com ele, as notícias que tem recebido sobre a recepção do público às obras rondoniense, são de que as pessoas têm se mostrado curiosas. “Saber que aqui há pessoas que escrevem e publicam é saber um pouco mais sobre todos nós. Nunca antes qualquer governo nos apoiou dessa maneira e isso deve ser claramente colocado para a sociedade. O objetivo foi cumprido, o nosso estande, embora modesto, conseguiu atrair pessoas que muito raramente pensavam no Estado de Rondônia e agora podem vê-lo de forma positiva”, disse o presidente da Acler, agradecendo o Governo da Cooperação.

Rondônia na Bienal

É a primeira vez que Rondônia participa do evento, que neste ano completa 30 anos. Segundo a Acler, entre os escritores que expõem suas obras até o próximo domingo (08) estão: Alexandre Lúcio Fernandes, Cesar Romero Cavalcanti de Albuquerque, Cláudio batista Feitosa, Dante ribeiro Fonseca, Yêdda Maria Pinheiro Borzacov, José Lucio Cavalcanti Albuquerque, Luiza Marilac Almeida Teixeira de Oliveira, Marcos Antônio Domingues Teixeira, Paulo Cordeiro Saldanha, Rose Mary Medeiros Britto, Samuel Castiel, Viriato Moura e Walter de oliveira Barian.

O estande de Rondônia está aberto para visitação das 9 às 22 horas, no pavilhão 4 rua Q10. O evento termina no próximo domingo (08).

Texto: Jane Carla

Fonte: Seplan