Presença de Rondônia em Bienal do Livro agradou escritores e visitantes

13/09/2013

Uma imagem positiva, que expressou qualidade e valor da cultura intelectual local, abriu portas para escritores regionais. Foi com esse olhar que a participação de Rondônia na XVI Bienal Internacional do Livro Rio, encerrada no último final de semana, no Rio de Janeiro, foi avaliada por escritores que expuseram suas obras no evento e por coordenadores do estande disponibilizado pelo estado de Rondônia.

Em um espaço que recebeu aproximadamente 250 mil pessoas, do mundo inteiro, por dia, Rondônia foi um dos poucos estados que esteve presente representando artistas locais, com a exposição de mais de 600 obras de aproximadamente 15 escritores. “Foi possível projetar uma imagem diferente daquela a que estamos acostumados a ver sobre Rondônia, pois foi uma grande oportunidade de mostrar também aspectos culturais e turísticos do estado”, disse o coordenador do estande Natan de Oliveira, da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

Natan falou ainda que algumas pessoas que visitaram o estande ficaram surpresas com a presença de Rondônia no evento e destacou a visita de Rui Teixeira, neto do ex- governador Jorge Teixeira. “Ele encontrou uma frase de autoria do ex-governador em um dos livros em exposição e ficou emocionado”, descreveu o coordenador.

Receptividade

As reações positivas dos visitantes foram confirmadas pelo escritor e presidente da Academia de Letras de Rondônia (Acler/RO), Dante Fonseca. Ele disse ter havido um caso de “uma norte-americana, que a partir do conhecimento do estande, decidiu visitar o estado para adquirir todas as obras de autores  rondonienses para levar à biblioteca de sua instituição nos Estados Unidos”, relevou o escritor.

Para o escritor de ‘Elos no Horizonte’, Alexandre Lúcio Fernandes, as pessoas que entraram no estande demonstraram interesses pelas obras. Neste cenário, Alexandre afirmou ter ficado satisfeito com sua participação na amostra. “Com certeza valeu a pena. A visibilidade que foi possível alcançar com a exposição do meu trabalho não teria sido a mesma se eu tivesse tentado sozinho. Foi  uma oportunidade excelente”, ressaltou o escritor.

A escritora, Yêdda Borzacov, disse ter presenciado a visita de uma moça nascida em Rondônia e que hoje reside em outro estado. “Ela ficou feliz em ver e conhecer a história do estado de sua origem em um evento tão grandioso”, relatou Yêdda, que agradeceu o apoio concedido pela Seplan. “Além de divulgar nosso trabalho, consolidou a produção intelectual do Estado”, complementou.

Mais de 10 mil pessoas visitaram o estande de Rondônia.  Segundo a Acler, entre os escritores que expuseram estiveram: Alexandre Lúcio Fernandes, Cesar Romero Cavalcanti de Albuquerque, Cláudio batista Feitosa, Dante ribeiro Fonseca, Yêdda Maria Pinheiro Borzacov, José Lucio Cavalcanti Albuquerque, Luiza Marilac Almeida Teixeira de Oliveira, Marcos Antônio Domingues Teixeira, Paulo Cordeiro Saldanha, Rose Mary Medeiros Britto, Samuel Castiel, Viriato Moura e Walter de oliveira Barian.

Texto: Jane Carla

Fotos: Natan de Oliveira