Rondônia terá Banco de Dados sobre Arranjos Produtivos

17/09/2013

Um Banco de Dados contendo informações sobre o conjunto de empreendimentos de uma mesma atividade produtiva existentes em Rondônia, denominados Arranjos Produtivos Locais (APLs), será viabilizado pelo Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (NEAPL/ RO). A intenção dos coordenadores do núcleo, instalado na Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) é inserir Rondônia no Observatório Brasileiro de  APL, canal de divulgação de APLs do Brasil, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O Observatório Brasileiro de APLs é um projeto de construção coletiva das Instituições do Grupo de Trabalho Permanente (GTP APL), em Brasília. No Portal é possível visualizar um panorama dos APLs do Brasil, dos núcleos e instituições estaduais envolvidos. Também estão disponíveis informações sobre convênios como, por exemplo, o ‘Manual de Instruções ao Proponente de Emenda Parlamentar’. O canal pode ser acessado através do seguinte link: http://portalapl.ibict.br/.

Segundo uma das coordenadoras do NEAPL de Rondônia, Celi Arruda, é preciso que os representantes de APLs do Estado comecem a enviar informações sobre os empreendimentos que apoiam para que possam participar do Banco de Dados. “Rondônia será capacitado para manusear o observatório, ainda este semestre. Quando isso acontecer, as informações do Estado deverão estar organizadas”, enfatizou a coordenadora.

Para viabilizar o Banco de Dados Nacional (BDN) dos APLs está previsto um programa em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ) e universidades para contratação de bolsista para pesquisa de campo. Cada Estado deverá aderir ao programa por meio de Acordo de Cooperação com o MDIC.

De acordo com Celi, cada núcleo estadual de APL tem a responsabilidade de viabilizar a inserção dos seus APLs no sistema BDN, Portal e Rede Social de APL. “O Observatório Brasileiro de APL é um excelente canal de divulgação dos produtos do Estado na WEB, com alcance nacional e internacional. O NEAPL/RO tem a responsabilidade de inserir e viabilizar os APLs de Rondônia neste Observatório.” Ressaltou Celi.

Adesão

As empresas de Rondônia, inseridas nos APLs cadastrados no MDIC, que tiverem interesse em aderir ao Observatório podem procurar o NEAPL/ RO para preencher o questionário.

A coordenação do NEAPL/RO está instalada na Gerência de Desenvolvimento e Políticas Públicas (GPP) da Seplan, e disponível no endereço eletrônico:  gpp@seplan.ro.gov.br e telefone: (69)3216 -5080.

 

 

Texto: Jane Carla

Fonte: GPP/Seplan