Representante do MDIC participará de reunião sobre Arranjos Produtivos Locais

18/09/2013

O Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (NEAPL/RO), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), realizará amanhã (19) reunião ordinária entre seus membros com objetivo de dar encaminhamento às ações do núcleo.

Para orientar o núcleo de Rondônia, o coordenador geral do Grupo de Trabalho Permanente de APL’s, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Romeiro, estará em Porto Velho e participará do encontro.

Na oportunidade, ele irá apresentar as atividades desenvolvidas em Brasília para apoiar as cadeias produtivas dos Estados brasileiros e orientará o núcleo de Rondônia em como fortalecer o conjunto de empreendimentos de mesma atividade produtiva, no Estado.

Entre os projetos voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas estão: capacitações dos membros dos núcleos; viabilização do ‘Observatório Brasileiro de APL’, canal de divulgação dos APLs existentes no Brasil’; realização das conferências nacionais; seleção de projetos voltados à economia criativa, desenvolvimento de projetos de apoio; entre outros.

O coordenador também falará do Plano Brasil Maior, com objetivo de instigar a construção de um Plano Industrial para o Estado.

Também está prevista na programação do evento, apresentação dos representantes do APLs da Psicultura, da Sociobiodiversidade e da Cafeicultura, de Rondônia.

Arranjos Produtivos Locais:

São aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Em Rondônia os principais APLs são: Apicultura, em Vilhena; Piscicultura, em Pimenta Bueno e Ariquemes; Pecuária do Leite, em Ji-Paraná; Madeira Móveis, em Ariquemes; Fruticultura, em Porto Velho; Confecção, em Pimenta Bueno e Cacoal; Cafeicultura, em Cacoal;Turismo, em Guajrá-Mirim; Sociobiodiversidade da Região do Mamoré; entre outros.

 

Plano Brasil Maior

Programa de apoio à política industrial, tecnológica e de comércio exterior. A ideia é mobilizar as forças produtivas de cada Estado brasileiro para um levantamento das demandas na área industrial em suas localidades, para integrá-las e promover os investimentos necessários, resultando em inovação, competição e crescimento do país.

Em Rondônia, a coordenação das atividades está sendo realizada pelo NEAPL/ RO, por ser um dos objetivos do Plano, integrar a política nacional da indústria à política de Arranjos Produtivos Locais.

 

 

Texto: Jane Carla