Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada em Porto Velho

10/10/2013

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), maior evento científico realizado no país, iniciará no próximo dia 21, em Porto Velho e envolverá mais de 30 instituições do Estado. Será realizada uma série de atividades integradas voltadas para a discussão do tema da 10ª edição do evento: “Ciência, Saúde e Esporte”. A iniciativa é do Ministério de Ciência, Tecnologia & Inovação, por meio dos governos Estaduais. Em Rondônia a coordenação do evento é da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

A abertura oficial da Semana será realizada no dia 21, às 9h, no auditório do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE/RO), e contará com a presença do governador, Confúcio Moura, do secretário da Seplan, George Braga, e demais autoridades.

Nesta edição, a programação será diferenciada dos anos anteriores. As atividades serão integradas na “II Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondônia”, que será realizada do dia 24 a 27 deste mês, no Complexo Poliesportivo Deroche Pequeno Franco, das 16:00 às 22 horas.  A intenção é divulgar ações de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas pelas diferentes instituições e segmentos do Estado.

A execução do evento envolverá setores da administração pública e privada. Também irá proporcionar à comunidade em geral, em especial aos estudantes, momentos de lazer, aprendizagem, negócios, entre outros, promovendo a popularização da ciência no Estado.

As instituições parceiras, entre elas o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Consórcio Santo Antônio Energia e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estarão desenvolvendo diversas atividades. Entre elas estão: Palestras; Oficinas; Exposições; e apresentações artísticas.

Segundo a gerente de Ciência, Tecnologia & Inovação, da Seplan, Ana Maria Moura, “ o evento será uma oportunidade para a sociedade conhecer os processos de inovação e tecnologia que envolvem o dia-a-dia de cada um".

Em mais  de 500 cidades brasileiras serão realizados eventos, centrados, sobretudo, no tema principal da Semana.

A Semana

A principal finalidade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar a importância da C&T para a vida de todos e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Um dos principais objetivos da SNCT 2013 é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Uma educação de qualidade, que incorpore estas dimensões, é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

Texto: Jane Carla

Fonte: GCT&I