Oficina de Autoavaliação do Gespública orienta servidores municipais

30/10/2013

Servidores do município de Porto Velho estão sendo treinados na ferramenta de ‘Autoavaliação’ do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), instalado na Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).  A oficina, realizada no auditório da biblioteca municipal Francisco Meirelles, é uma parceria do Governo do Estado, Prefeitura e Núcleo de Excelência Pública do Maranhão (NEP/MA). O treinamento prossegue até amanhã (30).

A autoavaliação é um dos quatro instrumentos disponibilizados pelo programa para que as organizações públicas possam aperfeiçoar as práticas de gestão utilizadas e atingir excelência nos serviços prestados aos cidadãos. Com este objetivo, o secretário municipal de Planejamento, Jorge Elarrat, determinou a realização do diagnóstico interno em todas as instituições públicas municipais. De acordo com o gestor, até o final do ano, a Autoavaliação deverá ser aplicada nas 20 secretarias do município.

Para orientar os servidores que irão colocar em prática o instrumento no âmbito das instituições que representam, o núcleo estadual do Gespública em Rondônia trouxe o consultor ad hoc do Gespública no Maranhão, Luiz Gustavo.  A disponibilização do instrutor representa parceria consolidada entre o núcleo estadual de Rondônia e o Núcleo de Excelência Pública do Maranhão (NEP/MA).

De acordo com a sub-coordenadora do Gespública em Rondônia, Roseli Buzaglo, a oficina serve como auxílio na execução da ferramenta. “O que está sendo exposto aqui visa facilitar os procedimentos a serem seguido por vocês para que não esbarrem em dificuldades no momento de implementação”, explicou Roseli.

No primeiro dia de treinamento, Luiz Gustavo falou sobre a importância dos fundamentos do programa estarem internalizados em cada um e defendeu que práticas de gestão excelente devem ser aplicadas na vida de uma maneira geral. O instrutor também falou dos benefícios da Autoavaliação. “Esta ferramenta, assim como qualquer outra de avaliação de desempenho do Gespública, permite verificar a situação do órgão. Se as práticas existentes não forem adequadas, será elaborado um plano de melhorias com as oportunidades de melhorias,” destacou.

Texto e Fotos: Jane Carla