I Seminário de Pesquisa em Gestão Pública inclui palestra sobre Gespública

04/11/2013

Alunos e professores de diversas instituições de ensino obtiveram conhecimentos sobre o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) durante atividades do ‘I Seminário de Pesquisa em Gestão Pública. Desafios contemporâneos, Eficiência e Eficácia’, realizado pelo Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Porto Velho.

Por se tratar de evento que envolveu temas relacionados à Gestão Pública, o núcleo estadual do programa, instalado da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), foi convidado para apresentar a filosofia, fundamentos, metodologia e ações do modelo. De acordo com os organizadores, o objetivo do evento foi “dimensionar os desafios contemporâneos a serem considerados no âmbito da Gestão Pública por meio de experiências e práticas”.

O palestrante voluntário do programa em Rondônia, Cláudio Scavassa, iniciou sua explanação abordando a visão que os cidadãos têm do atendimento no setor público. Ele explicou que ao procurar por um serviço, independente de ser público ou privado, o cidadão espera qualidade. “A expectativa e a satisfação precisam ser atendidas. Se isso não ocorrer teremos um momento trágico, porém se forem alcançadas, teremos momentos mágicos. Esse é o grande desafio do serviço público”, ressaltou Scavassa.

Neste panorama, Cláudio explicou que o programa Gespública é orientado pela busca de excelência, baseado nos princípios constitucionais e sustentado por uma rede de voluntários. Desafios como, por exemplo, elevar o padrão dos serviços públicos prestados no país, estimular o cidadão a participar do processo de melhoria do atendimento prestado pelas organizações e colocar em prática o controle social, foram destacados durante a palestra.

“Foi uma oportunidade de sensibilizar os participantes sobre a importância da utilização de uma ferramenta de excelência em gestão pública para alavancar e melhorar os serviços prestados aos cidadãos”, explicou a coordenadora do Gespública, Klycia Lis.

Texto e Fotos: Jane Carla