Estado reivindica maiores investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação

12/11/2013

Representantes da área de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondônia estiveram reunidos ontem (11), em Brasília, para tratar de assuntos de interesse dos Estados emergentes da Amazônia. O secretário adjunto do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, esteve entre os participantes e defendeu maior participação de Rondônia nos investimentos previstos no Plano de Ciência, Tecnologia & Inovação da Amazônia.

O assunto foi amplamente debatido durante todo o dia e teve como foco a aprovação ou não do Plano, que também está sendo discutido com outros Estados e dirigentes nacionais do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de CT&I (Confap).

A reunião terminou com uma Ata de Reivindicações a serem consideradas e inseridas no Plano. De acordo com Pedro Pimentel, caso as propostas não sejam aceitas pelos dirigentes, os Estados do Acre, Rondônia e Amapá, não aprovarão o Plano. Para o adjunto, somente Amazonas e Pará estão sendo beneficiados, pois 85% dos investimentos estão destinados a eles. Os 15% restantes estão divididos para os Estados, denominados pelo Consecti, periféricos.

Também fizeram parte da reunião,o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia(FAPERO), Elder Oliveira; o diretor científico de Rondônia, Andreimar Soares; o secretário de Ciências e Tecnologia do Acre, Marcelo Minghelli; e representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre, Pascoal Torres e Teresinha Santos.

 

 

 

 

Fonte:Seplan/Imprensa