Gespública prepara Controladoria Geral do Município para Autoavaliação

25/11/2013

O núcleo estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespublica), instalado na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), esteve reunido com a equipe estratégica da Controladoria Geral do Município (CGM) para articular o processo de Autoavaliação da gestão.  A equipe estadual trabalha na orientação de instituições públicas que desejam melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados, conforme determinação do governador Confúcio Moura.

Com 98% das organizações estaduais aderidas ao modelo e colocando em prática as ferramentas do programa, o núcleo estadual iniciou agora, em parceria com a prefeitura, a modernização dos órgãos públicos municipais. A iniciativa partiu do secretário municipal de Planejamento (Sempla), Jorge Elarrat, por defender e acreditar nos resultados da aplicação correta do modelo de excelência e também por fazer parte da rede de voluntários do Gespública  em Rondônia.

O primeiro diagnóstico interno municipal será realizado na próxima semana na CGM, conforme estabelecido em reunião. De acordo com a coordenadora estadual do programa, Klycia Lis, a equipe está animada para iniciar o processo. “A instituição já teve algumas experiências no Gespública como, por exemplo, um grupo de trabalho para o desenvolvimento das ações do programa e também uma Carta de Serviço. Agora estamos atualizando e orientando a equipe, que retoma animada. A própria controladora, Maira Auxiliadora, está motivada para o desenvolvimento dos trabalhos”, disse Klycia, que também falou do interesse do secretário municipal em estar presente em todo processo autoavaliativo.

Para o próximo mês, também está prevista a realização do diagnóstico na Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre). De acordo com Elarrat, até o final do próximo mês, Autoavaliação deverá ser aplicada nas 20 secretarias do município.

Texto: Jane Carla

Imagem ilustrativa