Processos internos começam ser simplificados na Sepog

28/02/2014

As etapas de cada procedimento interno da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) começaram a ser mapeadas e remodeladas, nesta semana, pela Gerência de Procedimento e Métodos (GPM) da própria instituição.  A iniciativa está entre as metas dos projetos prioritários do governo estadual de identificar, mapear e simplificar 100% dos processos governamentais visando à modernização da Gestão Pública.

Os primeiros processos simplificados foram da Gerência de Ciência, Tecnologia &Inovação (GCT&I). Entre eles estiveram o de execução de convênios na área de CT&I e o de realização da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação. Durante a aplicação da metodologia, os servidores da gerência mapeada descreveram o passo a passo de cada um dos processos e puderam observar os caminhos percorridos até a entrega do produto final. Após esta fase, os participantes passaram pela etapa de remodelagem, onde sugeriram melhorias nos procedimentos visando à entrega de resultados eficientes.

A metodologia faz parte de um dos instrumentos do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), coordenado pela Sepog. De acordo com a gerente da GPM, klycia Lis, a “ferramenta tem por finalidade auxiliar a organização pública a simplificar seus processos e normas, de forma a proporcionar a melhoria da qualidade de seus serviços”. Ela explicou que o trabalho será realizado em todas as gerências da Sepog e resultará em um manual de procedimentos, que deverá ser seguido pelos atuais e novos servidores.

 “O governador Confúcio Moura quer um Estado moderno e este é o nosso objetivo com este trabalho. O manual será um norteador do que dever ser feito, evitando desperdício de tempo, pois todos os caminhos estarão direcionados”, destacou a gerente, que também é coordenadora estadual do Gespública.

Melhorias

Com os processos simplificados e organizados no manual de procedimentos, a gerente de CT&I, Ana Moura, acredita que os trabalhos da gerência serão facilitados. “Estou muito feliz em participar deste processo e parabenizo esta iniciativa que vai refletir em um serviço público de qualidade”, disse Ana.

 A servidora da GCT&I, Waldeneide Rangel, caracterizou a iniciativa do Estado como inovadora. “O Estado ganha com este trabalho, pois agrega inovação no serviço público”, ressaltou.

 

 

Texto e Fotos: Jane Carla