Governo elabora Plano de Reconstrução pós enchente

11/03/2014

Representantes do Governo do Estado e instituições públicas atingidas pela enchente do Rio Madeira estiveram reunidos na última segunda-feira (10) para tratar sobre a elaboração de um Plano de Trabalho de Reconstrução, que será encaminhado ao Ministério da Integração (MI). O encontro foi conduzido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (Seae), na sala de reunião da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri).

A iniciativa surgiu após o governador Confúcio Moura decretar Estado de Emergência nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Rolim de Moura e Nova Mamoré, no último dia 13. De acordo com o secretário da Seae e da Sepog, George Braga, o reconhecimento da situação pelo MI exige o encaminhamento deste plano ainda neste mês, para que o governo federal possa disponibilizar a ajuda necessária às localidades.

Na oportunidade, foram apresentados aos presentes os procedimentos técnicos que o governo tem adotado em parceria com demais órgãos estaduais, federais e municipais para o gerenciamento da situação vivenciado pelo Estado. Também foi exposta a metodologia que deverá ser seguida para o levantamento das informações sobre os prejuízos já causados pela enchente.

George explicou que a equipe da secretaria está à disposição para auxiliar cada instituição na apuração dos dados que irão compor o plano. “Tanto a prefeitura quanto os órgãos estaduais deverão trabalhar de forma integrada”, destacou o secretário. As informações deverão ser encaminhadas pelas instituições até a próxima sexta-feira (14).

Estiveram presentes na reunião o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Receita Federal, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) e as Secretarias de Estado da Assistência Social (Seas), Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec) e da Agricultura.

Texto: Jane Carla

Foto: Marcela Bonfim