Governo lança instrumentos de estímulo ao desenvolvimento regional

12/03/2014

A busca de alternativas para reduzir as desigualdades de nível de vida da população de Rondônia levou o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), a envolver diversas instituições públicas, privadas e de ensino, além da sociedade em geral, na identificação de medidas concretas que possam amenizar esta problemática.

Para isto, na próxima terça-feira (18), será lançado o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES/RO) e também a 3ª edição do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, que neste ano vai homenagear o professor doutor Armando Dias Mendes. A solenidade será realizada no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), às 10h.

O PDES, fruto do acordo de cooperação entre o Estado e o Ministério da Integração Nacional (MI), tem como um de seus objetivos construir um diagnóstico situacional de Rondônia, apontando alternativas para reduzir as desigualdades e maximizar as oportunidades de desenvolvimento. Com o documento, será possível direcionar Rondônia para os próximos 20 anos com destaque aos principais setores produtivos que devem receber investimentos e às vocações econômicas que podem gerar riquezas e renda à sociedade.

A coordenadora de Desenvolvimento de Políticas Públicas da Sepog, Bianca Rodrigues, explicou que pensar em desenvolvimento regional em Rondônia é refletir sobre a questão da diversidade de vocações existentes no Estado e alavancar cada uma delas.

A elaboração do Plano será através de empresa especializada que será contratada pelo MI. Todo o processo de construção será acompanhado por uma equipe formada por órgãos estaduais. Também está prevista a realização de audiências públicas nos principais municípios do Estado objetivando incluir a sociedade no processo.

Prêmio Celso Furtado

Durante a solenidade, os participantes terão a oportunidade de conhecer os critérios para participação da edição 2014 do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, que será lançado oficialmente em Rondônia. A intenção é alavancar candidaturas ao prêmio, que terá contemplações de até R$ 50 mil, e garantir igualdade de acesso a todos os segmentos da sociedade rondoniense.

O prêmio tem por objetivo promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca do desenvolvimento regional no Brasil. Assim, o público-alvo compreende segmentos representativos da sociedade brasileira, do poder público à sociedade civil organizada, na discussão e identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.

Idealizado como uma estratégia para divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), o prêmio pretende estimular a produção do conhecimento acadêmico sobre o tema, identificar e incentivar boas práticas territoriais e a implantação de projetos inovadores no território, além de  gerar uma ampla visibilidade sobre as ações e conceitos da PNDR. A ideia é envolver o poder público e a sociedade civil organizada no debate sobre a questão regional brasileira.

Em Rondônia, o prêmio será mobilizado pela Sepog. A iniciativa é do MI, Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e Fundação Universitária José Bonifácio, e conta com  o patrocínio de diversas instituições financeiras.

O evento de lançamento do PDES e do Prêmio contará com a presença do governador Confúcio Moura, secretários estaduais, gestores municipais, instituições privadas e de ensino superior, além de representantes da sociedade civil organizada.

Texto: Jane Carla

Fonte: Assessoria Sepog