Ações para Faixa de Fronteira de Rondônia serão debatidas em reunião

14/03/2014

Para continuar a implantação do Plano de Desenvolvimento Integrado de Fronteira (PDIF) em Rondônia, o núcleo estadual da faixa de fronteira realizará reunião envolvendo entidades, representantes da sociedade civil organizada, prefeituras e outros atores da região fronteiriça do Estado. O encontro contará com a presença do coordenador da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), do Ministério da Integração Nacional (MI), Alexandre Peixoto, e será realizada no auditório da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), às 8:30h, na próxima segunda-feira(17).

Durante o encontro, serão debatidas estratégias para o levantamento de atividades das secretarias estaduais na faixa de fronteira; a consolidação do núcleo estadual como centro de informação e decisão local; e alinhamento dos programas do PDIF e do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 do Estado com os instrumentos do Governo Federal.

Outro assunto importante a ser abordado será  concretização das ações definidas na Carta de Corumbá. O documento é resultado do debate entre representantes de dez estados fronteiriços brasileiros e visa integrar as atividades prioritárias da CDIF e Núcleos Estaduais.

De acordo com o sub-coordenador do núcleo estadual, Cristiano Nascimento, o evento será também a oportunidade dos novos gestores municipais conhecerem os objetivos do núcleo estadual. “A intenção é estruturar e fortalecer o núcleo, dessa forma o evento será também o momento para a inclusão de novos integrantes ao núcleo”, destacou Cristiano.

Texto: Jane Carla

Fonte: Assessoria/Sepog