Rondônia busca integrar interesses com demais Estados do Norte

21/03/2014

O Planejamento Estratégico do Estado de Rondônia foi apresentado pela coordenadora estadual de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Bianca Rodrigues, durante Workshop de Integração de Planejamento Estratégico dos Estados da Amazônia. O encontro encerrou ontem (20), em Manaus, e debateu mecanismos de união dos estados.

Para a coordenadora, o evento representa um passo importante para consolidar uma estratégia unificada que priorize e fortaleça políticas de desenvolvimento. “Esta integração irá gerar benefícios à sociedade da região”, completou Bianca. O encontro contou com a presença de secretários de Planejamento dos Estados da região Norte, representantes de órgãos ligados à indústria, ciência e tecnologia, e do governador do Amazonas em exercício, José Melo.

Entre os fatores primordiais da discussão do workshop esteve a integração entre os Estados em torno de interesses comuns e a busca de alternativas econômicas sustentáveis à Zona Franca de Manaus (ZFM).  Segundo o governador do Amazonas, nunca foi possível construir uma política que seja comum a todos. “Oitenta por cento dos problemas do Pará, Rondônia e Roraima são iguais aos nossos e as soluções, portanto, são as mesmas”, defendeu Melo.

 

Texto: Jane Carla