Rondônia debate Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

26/03/2014

A experiência de Rondônia na realização das Mostras de Ciência, Tecnologia e Inovação todo ano, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foram explanadas durante evento em Brasília. Representando o Estado, a gerente de Ciência, Tecnologia & Inovação da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Ana Maria, falou dos resultados obtidos durante os dez anos da participação de Rondônia no evento.

Entre os objetivos do primeiro Encontro dos Coordenadores Regionais Seminário SNCT/214 esteve o de traçar estratégias de organização e gestão para a edição deste ano. Durante a abertura,o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI), Oswaldo Duarte Filho, destacou a ampliação de municípios participantes como um dos desafios para 11ª edição da SNCT.

A expectativa do secretário é a de que pelo menos mil municípios promovam atividades científicas na semana nacional que ocorrerá de 13 a 19 de outubro. Oswaldo reforçou que o trabalho dos coordenadores é fundamental para levar a ciência e tecnologia à população.  Vocês tem condições de influenciar os municípios. O papel é difundir a SNCT na região para alcançarmos cada vez mais um número maior de cidades, disse o secretário.

Segundo Ana Maria, a discussão sobre a elaboração de um livro em comemoração aos dez anos do evento, relatando as experiências dos Estados também foi pauta do encontro que reuniu coordenadores de todo o País. Foi um momento de integração, principalmente entre os estados da região Norte que dividem as mesmas dificuldades. Tivemos a oportunidade de alinhar muitos projetos, inclusive a realização de eventos futuros na área de CT&I, como, por exemplo, de um fórum.

Edição 2013

Na edição do ano passado, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia alcançou o melhor resultado entre todas as edições.  Foram 34 mil atividades envolvendo mais de mil instituições em 742 municípios brasileiros, segundo o diretor de Popularização e Difusão da CT do MCTI, Douglas Falcão.

Em Rondônia, mais de cinco mil pessoas visitaram e participaram das mais de 200 atividades oferecidas durante quatro dias na II Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondônia, em Porto Velho, com o apoio de mais de 50 parceiros.

O tema da SNCT neste ano é Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social e Rondônia já se prepara para inserir programações inéditas na programação, como o I Concurso Estadual de Redação de CT&I, que terá o mesmo tema do evento.

Texto: Jane Carla