SEPLAN realiza oficina de mapeamento dos Arranjos Produtivos de Rondônia

14/04/2011

O Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Rondônia, coordenado pela SEPLAN, realizou, na última terça-feira (12), oficina com o objetivo de elaborar uma proposta de mapeamento dos Arranjos Produtivos existentes. O fórum foi conduzido pela engenheira florestal e coordenadora do núcleo, através da gerência de Desenvolvimento de Políticas Públicas, da SEPLAN, Celí Arruda, nas dependências do Sebrae.
A oficina foi aberta pelo Secretário Adjunto da SEPLAN, Avenilson Trindade, que ressaltou a importância do projeto e a disposição da equipe da secretaria em acompanhar todo o processo na criação das condições de incentivo aos produtores locais, fortalecendo a economia regional.
De acordo com Celi, o encontro iniciou as atividades da primeira etapa do Plano de Ação das APLs 2011, que tem como foco mapear os Arranjos Produtivos do Estado, através da cooperação e participação das instituições integradas do núcleo.
Durante a oficina, foi apresentado um quadro de identificação das atividades econômicas existente no Estado, dividido em setores e regiões, o qual foi inserido novos dados, a partir das informações propostas por cada instituição participante. Em seguida, foram criados grupos de trabalhos, dentro do próprio núcleo, que ficaram responsáveis pelo mapeamento de cada atividade.
A metodologia adotada para a realização do mapa incluirá um levantamento de dados secundários, junto às instituições de pesquisa e prefeituras, além da visita dos técnicos aos municípios.
Participaram do evento, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Banco do Brasil, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Sebrae, Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).