Núcleo Gespública realiza oficina de Autoavaliação 250 pontos

27/04/2011

Na última segunda e terça-feira (25 e 26), foi realizada a ‘oficina de Auto avaliação de 250 pontos’, envolvendo as equipes dos comitês internos das instituições do Estado que adotaram como modelo de Gestão o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). O treinamento, ministrado pela Coordenadora Executiva Regional do programa no Pará, Lígia do Carmo, foi realizado no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

O evento representou uma iniciativa do Núcleo Estadual do Gespública, ancorado na SEPLAN, para capacitar organizações que aderiram oficialmente o modelo de excelência em gestão pública difundido pelo Programa. De acordo com Lígia, o objetivo é preparar as pessoas das instituições públicas para atuarem como instrutores internos durante o processo de avaliação e melhoria contínua da sua gestão.

A abertura do treinamento foi realizada pelo secretário da SEPLAN, George Braga, que agradeceu a presença dos representantes e disse que a qualidade dos serviços prestados à sociedade é uma das diretrizes do Governo. “Quando o Governo propõe mudanças, as instituições precisam estar em sintonia”, lembrou George.

A coordenadora do Gespública, na Seplan, Erika Crisóstomo, disse que a implementação do modelo de gestão nos órgãos representa uma mudança de cultura no Governo e uma quebra de paradigmas nas tradicionais práticas de gestão.

Na oportunidade, Lígia agradeceu o convite e reforçou a importância da execução do programa. “Estar no serviço público é servir ao público e o trabalho que realizamos é de relevância para o país, no sentindo de disseminar essa ferramenta nos órgãos, visando a excelência em gestão e, conseqüentemente, prestar um serviço de qualidade”, enfatizou.

Após a abertura oficial, os participantes iniciaram as atividades do módulo, que teve como propósito conhecer e discutir, entre outras questões: A história; Missão; visão; Princípios Constitucionais; Fundamentos; Funcionalidade do Gespública; e o processo de aplicação da Autoavaliação.

O treinamento contou com a participação de técnicos da Secretaria de Administração (Sead), Secretaria de Finanças (Sefin), Secretaria de Assuntos Estratégicos (Seae), Departamento de Estradas de Rodagens de Rondônia (DER), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) Shopping Cidadão, Casa Civil e do ouvidor geral do Estado, Antônio Magalhães.

Auto Avaliação de 250 pontos

A Autoavaliação é uma ferramenta do Gespública, que reúne um conjunto de orientações e parâmetros para avaliar e melhorar a gestão dos órgãos públicos, em uma escala de 0 a 250 pontos, para as organizações que estão iniciando a implementação da ferramenta. O instrumento tem o propósito de certificar as organizações públicas brasileiras que aderiram ao sistema de avaliação continuada da gestão proposto pelo programa. Trata-se de uma tecnologia destinada a qualquer organização pública, independente do poder ou esfera de governo.