SEPLAN fez parte das representações do Governo junto ao BNDES

28/04/2011

Os Secretários da Seplan, George Braga; da Seas, Cláudia Moura; da Sefin, Benedito Alves; da Seae, Rui Vieira; da Sedam, Nanci Maria; e o gerente da Caerd, Sérgio Castelo Branco, acompanhados do gerente de Assuntos Internacionais e Captação de Recursos (GAI),da Seplan, Raimundo Nonato, representaram o Governo de Rondônia, na reunião com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, na última semana.
 
O objetivo do Governo foi apresentar suas metas e expectativas para os próximos anos e estabelecer contato mais próximo com o banco, de acordo com diálogo anterior entre Confúcio Moura e o diretor da instituição, Hélvio Gaspar.
 
Na solenidade de abertura, Hélvio apresentou as linhas de trabalho que o banco vem implementando no País, contribuindo com o desenvolvimento econômico e inclusão social. O diretor destacou ainda, sua preferência pela área de saneamento. Não faz sentido crescer sem desenvolver o saneamento, pois hoje ele é rentável, completou.
 
Durante a reunião, o gerente do BNDES de Rondônia, Irapuã de Menezes Braga, explanou sobre as perspectivas da instituição para o Estado e apresentou os demais executivos do banco. Em seguida, o chefe do Departamento de Gestão e Investimentos Públicos, Marcelo Fernandes, responsável por 14 Estados do País, incluindo Rondônia, fez comentários sobre o banco e Rondônia.
 
Perspectivas de Rondônia
 
Ainda pela manhã, George Braga falou sobre a realidade e metas dos diferentes setores do Governo de Rondônia. "Somos um Estado promissor, temos um potencial energético forte, perspectivas de crescimento econômico expressivo e encontramo-nos em posição estratégica na América Latina", afirmou George Braga.
 
O secretário afirmou ainda que tem observado a preocupação do BNDES em relação ao crescimento sustentável. Este Banco tem sido enormemente importante para o desenvolvimento do País, contribuindo com os Estados e o Governo Federal como um todo para a situação econômica vantajosa em que hoje o País se encontra. E nós, de Rondônia, queremos estabelecer parceria firme com os senhores, sendo inclusive um exemplo para o resto do País, expressou.
 
Na sequência, os executivos do BNDES estabeleceram conversa com representantes do Governo, que foram divididos em grupos, de acordo com suas áreas de atuação.
 
Ao final, Raimundo Nonato, apresentou um balanço das atividades e destacou a impressão de seriedade, respeito e compromisso, que Confúcio Moura tem passado. Foi assim no Acre, onde estivemos estabelecendo contatos técnicos; em nossas secretarias e setores; em Brasília; e agora no BNDES. Muitas políticas públicas de relevo serão certamente implementadas a partir desta conversa do Governo com o Banco, ressaltou.