Plano Plurianual Participativo é lançado oficialmente

11/05/2011

Estiveram presentes o Governador do Estado, Confúcio Moura, o secretário da Seplan, George Braga, o presidente do Tribunal de Justiça e desembargador, Cássio Sbarzi, o vice-presidente e conselheiro do Tribunal de Contas, Valdivino Crispim, o presidente da Junta Comercial Gilvan Ramos, além de representações da Assembléia Legislativa, secretários de estado e demais autoridades.

A abertura do evento foi feita por George Braga que abordou os conceitos, objetivos e a nova metodologia de elaboração do Plano, que visa à participação da sociedade, por meio de ferramentas que estão disponíveis pelo Estado, para que a população possa expor suas ideias e projetos a serem inseridos no plano de governo. De acordo com o secretário, Rondônia passa por seu melhor momento da história. “Precisamos ter consciência dessa situação e visualizar as oportunidades que temos pra o desenvolvimento, como a Agroindústria, os Arranjos Produtivos Locais, entre outros potenciais,e o PPA participativo busca exatamente isso, a cooperação e a interação para que juntos possamos visualizar melhor o futuro”, ressaltou secretário.

Em seguida, Gilvan Ramos, explanou sobre a realidade orçamentária do Estado, através de quadro apontando a evolução da arrecadação no primeiro quadrimestre deste ano. Na oportunidade, Valdivino Crispim, fez suas considerações sobre a forma democrática com que o Governo vem desenvolvendo suas ações, além de refletir sobre as perspectivas do orçamento de Rondônia, para a execução dos projetos previstos no PPA participativo. O presidente do Tribunal de Justiça, Cássio Sbarzi, também manifestou apoio do órgão às decisões Governo.

O Governador Confúcio Moura finalizou o evento, agradecendo a participação de todos e ressaltou os potenciais de desenvolvimento do Estado, e a importância da cooperação entre as equipes de Governo.

O próximo passo para a elaboração do plano participativo será a Capacitação dos técnicos membros do Comitê Gestor do PPA de cada unidade orçamentária; Realização de oficinas para elaboração dos programas, ações, seus indicadores e produtos; e a realização de audiências públicas no interior do Estado.

Após a aprovação do Governador Confúcio Moura, o plano será encaminhado à Assembléia Legislativa, em forma de Projeto de Lei, para análise e decisão até o final do próximo mês de agosto.

Participação da população

A população já pode participar da elaboração do PPA participativo (2012-2015), via internet, através do endereço eletrônico: WWW.ppaparticipativo.ro.gov.br.

Além do site, o Governo realizará, a partir do próximo dia 20, audiências públicas nas seguintes cidades: Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena, São Francisco doGuaporé, Guajará Mirim e Porto Velho, com participação de todos os segmentos da sociedade, inclusive, do Conselho de Gestão Estratégica, peça fundamental na conclusão do trabalho. Duranteas audiências, serão distribuídas a Cartilha Cidadã, com uma linguagem fácil, em forma de quadrinhos, com o objetivo de informar à população sobre o conceito, importância e método de elaboração do PPA.